Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
tv gradiente gbt 2011 com linhas de retraço By: luiztatui Date: 24 Maio 2010, 11:32
Bom dia galera, este ap. funcionava normalmente , até que o dono resolveu por conta própria acrescentar uma caixinha de som , resultado : ele uniu os polos + e - do alto falante e ao que tudo indica queimou o ci de audio, e segundo ele relatou, a imagem sumiu em seguida e a tv ficou com linhas de retraço , minha duvida é se o fato de queimar o audio danificou o video ou
pode ter danificado o micro, a linha dos 180v esta normal ,gostaria da ajuda dos amigos , pq estou em duvida de onde me concentrar.
:police: :police: :police:  abrçs...
Re: tv gradiente gbt 2011 com linhas de retraço By: eletrnicashow Date: 24 Maio 2010, 12:34
pode ser alguma alimentação faltando,ou eeprom corrompida.
Re: tv gradiente gbt 2011 com linhas de retraço By: zecas Date: 25 Maio 2010, 10:06
Amigo, com o curto provavelmente algum resistor de alimentação abriu! Confira todos os +B.
Re: tv gradiente gbt 2011 com linhas de retraço By: Sergio Eduardo Date: 25 Maio 2010, 10:18
Luiztatui uma boa maneira para iniciar uma analise de defeito, e a de ter em mente(recordar) os princípios básico de funcionamento da tv, no caso quando se tem nível de branco (cena branca) é porque os catodos do cinescopio está com zero voltes, já o vídeo em nível preto (cena preta), os catodos estarão com tensão máxima 180V, por este motivo que quando não se tem os 180V, ocasiona excesso de emissão para a tela do cinescopio, fiando branca e com retraços. 

Dito isto, vamos verificar todas as tensões que alimenta os CKT desta tv, acredito que você já baixo o esquema, fazendo-se a verificação desta tensões, e não encontrado nenhuma anomalia nestas, vamos aos ckts de video e audio:

Audio
não há tanto mistério no CKT de audio que um analisador não resolva, Eu improvisei uma caixinha amplificada desta de computador, e com ela faço a verificação do caminho do audio, só não recomendo colocar na saida de audio isto é no autofalante pois ali temos um nível de tensão elevada.


Vídeo
A maneira ideal para se verificar este CKT é com um osciloscopio, mas nem todos podem ter, o jeito é começar de traz para frente, isto é da polarização dos catodos do TRC passando pelos transistores saida de video pré ampl. verificando mau contato resistores, não nos esquecer do CKT ABL (controle automatico de brilho), chegando na saida do IC onde saem os sinais RGB.   
                 
Páginas: 1