Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Ajuda By: catx Date: 24 Maio 2010, 09:06
Estou com uma tv LG 29fx5cl de cassis cw62c, veio para mim, com ploblema de "efeito almofada", na pesquisa cheguei a bobina L401 totalmente queimada e aberta, ao colocar outra bobina a imajem veio sem o efeito almofada, mas com excesso de lagura e a bobina L401 super-aquecendo junto com o FET. Encontrei alteração na bobina deflectora e troquei-a, tambem troquei o capacitor de largura, os zener e os eletrolíticos e na veriguação não encontrei mais nada aparentemente. E continua super-aquecendo a bobina L401 e mais o FET.
Re: Ajuda By: trudes Date: 24 Maio 2010, 13:40
Essa L401 é igual a original?
TV LG 29FX5CL CHASSIS CW62C EXCESSO DE LARGURA By: catx Date: 24 Maio 2010, 17:53
Aparelho: TV
Marca:    LG
Modelo:   29FX5CL CHASSIS CW62C
Defeito:   EXCESSO DE LARGURA

Chegou este aparelho acima descrito com efeito almofada, na pesquisa encontrei a bobina (L401) aberta, ela trabalha no circ. Leste/oeste junto com um (Fet- STK 630), ao trocar a bobina acabou o efeito almofada e apresentou outro, sendo, excesso de largura e super-aquecendo a bobina L401 junto com o fet, continuando a análise encontrei a bobina deflectora com alteraçõa e troquei-a, junto com ela o capacitor de largura e os coligados, por não encontrar mais nada aparentemente nos testes, troquei tambem o fly back, mas não adiantou, pois continua a esquentar e se eu continuar a pesquisa acima de 5 minutos pode queimar a bobina outra vez. com relação as tensões estão aparentemente boas dentro das especificação, pois o esquema não ajuda muito, pois estou com dificuldade de encontror o modelo desse chassis. na televisão diz ser o chassis cw62a, mas é o cw62c. qualquer ajuda fico agradecido.  


Obrigado a quem puder ajudar.
Carlos Alfredo Teixeira

Re: TV LG 29FX5CL CHASSIS CW62C EXCESSO DE LARGURA By: Sergio Freitas Date: 24 Maio 2010, 18:46
Carlos

Tai ai o esquema

http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,fileinfo/id,2989/
Re: TV LG 29FX5CL CHASSIS CW62C EXCESSO DE LARGURA By: RONAN Date: 24 Maio 2010, 18:56
............Meu amigo eu to bobo,............uma tv nova dessa e vc encontrou bobina deflectora alterada :-\ ,.........trocou fly back :-\ , capacitor de largura :-\ ,.............tudo por causa de um efeito almofada?,.................. bom,............deixa isso pra lá........olha só,...........esse defeito de geometria é crônico nas lg's e nas samsung's mais novas,.......em alguns casos pode ser corrigido com à atualização do micronas ou à troca do mesmo,...........ou também nesse setor que eu ilustrei abaixo,.............acredito que possa ser aqui o seu problema,........outra coisa,.........volte com os componetes originais (deflectora e fly back)

Re: TV LG 29FX5CL CHASSIS CW62C EXCESSO DE LARGURA By: Claudio Carvalho Date: 25 Maio 2010, 07:41
Ronan.


Muito bem postado a sua posição!  Só faltou o colega escrever que também trocou a memória, pois isto esta se tornando figurinha fácil nas bancadas, todos os males de qualquer defeito é a memória...

Carlos.  Não leia isto como critíca, mas sim como um toque para que no futuro possa analisar com mais calma qualquer defeito que vier a bater na sua bancada!

Não saia trocando componentes a esmo, uma vez que só em analizar o seu gasto por baixo, já ficaria um orçamento meio desigual, não acha?

Olha, a foto que o Ronan passou tem tudo a ver, OK!

Volte com os componentes originais e tente por ali, na indicação dele!

Boa sorte!


Cláudio

Re: TV LG 29FX5CL CHASSIS CW62C EXCESSO DE LARGURA By: catx Date: 25 Maio 2010, 10:44
Ao caro colega renan, pesso que quando fizer uma crítica que ela seja construtiva. Não sei se fui enfático quanto ao que fiz no aparelho, pois todas as peças que troquei não foram aleatória como você diz, pois a bobina estava queimada e aberta, a deflectora com alteração e visível no seu enrolamento interno, o restante trocado como capacitor de largura, e os zener são peças no caminho que na medição a frio pedem apresentar boas, mas quando em carga de trabalho elas alteram. enfim, é muito fácio criticar o dificio é ajudar. Espero que nunca pegue um defeito aparente fácil e que quebre a lógica da sua razão. obrigado e que Deus te abençoe.
Re: TV LG 29FX5CL CHASSIS CW62C EXCESSO DE LARGURA By: catx Date: 25 Maio 2010, 11:13
Outra observação, o esquema mostrado por Renan não confere com o do aparelho, pois o Q302 é um fet (stk 630) e a bobina L401 está ligado ao Dreno do fet e o capacitor C411 é um eletrolítico de 1Mf/250v.
Re: Ajuda By: catx Date: 25 Maio 2010, 11:17
Oi colega, respondendo sua pergunta, a bobina não é original, pois não encontrei, mas mandei refaze-la com a mesma medida e bitola do fio.
Re: TV LG 29FX5CL CHASSIS CW62C EXCESSO DE LARGURA By: RONAN Date: 25 Maio 2010, 11:43
...........Realmente eu não tenho tempo mais pra esse tipo de coisa,.... continue assim,............vc tá certo!!,...........vc realmente tem uma bobina deflectora alterada ê é até visível essa alteração,.........a troca do fly back para uma possivel correção na imagem expandida também é uma dica porreta (percebi aí que vc é um "tecnico experiênte"), muito boa................desculpa!!..........eu to errado!!,... eu não sei porque eu entrei aqui,.......................concerteza essa deflectora está alterada e obrigado pela dica do fly back.

...outra coisa que eu percebi é a facilidade que vc tem de trocar componentes importantes ê de peso como a deflectora e o fly back (todos originais) com uma rapidez ,......pois esse modelo é novo.....isso também provou que vc é o "CARA",............me senti uma formiguinha perto de vc......... :'( ......só não vale falar que tinha uma do mesmo modelo aí com vc, ok..........quero continuar a ter vc na minha mente como um chefe de oficina.......
 
Me "desculpa de coração",........quando vc pedir alguma ajuda eu vou me recolher a minha insiginificância.
Re: Ajuda By: trudes Date: 25 Maio 2010, 14:38
Ok, se o indutor foi enrolado corretamente, e não foi invertido, não tem problema.
Observe que o circuito de pin cushion formado pelo Ic 302 e periféricos, atua no circuito de sáida horizontal via L401. Ele vai acoplar o retorno da defletora ( pino 2, fio azul), ao terra no circuito de  saída horizontal . Verifique esse circuito, começando por L405 e C418, e terminando em D403 e C406, 407. Se tiver algum componente alterado aí, pode estar fazendo o FET e a L401 aquecer por excesso de corrente de trabalho.
Outra possibilidade é a seguinte. Vamos supor que o Q303 está deixando passar uma corrente em excesso para o gate do FET. Observe que quem controla esse transístor, são os pinos 1 e 2 do IC301, que por sua vez recebe o comando do microprocessador via pinos 6 e 7. Verifique todo esse circuito também. 

Re: TV LG 29FX5CL CHASSIS CW62C EXCESSO DE LARGURA By: catx Date: 25 Maio 2010, 14:45
Caro colega, sinto que você ainda não me entendeu e se ofendeu com minha resposta. Não é, e nem foi meu desejo. quanto a expansão da largura não é a minha preocupação, pois a mesma pode ser ajustada no modo de serviço. O que eu não estou conseguido  descobrir a origem do super-aquecimento da bobina (L401 e do fet) nesse estagio do circuito leste/oeste, quanto ao tempo não foi facil e nem rápido conseguir essas peças originais, apesar desse aparelho ser novo eu concordo que esse tipo de defeito não era para dar, mas tive outro na bancada parecido, mas internamente diferente, pudi testar a deflequetora, pois eu duvidava que ela poderia estar ruim, e estava!  pois estou pelejando com esse aparelho já a 3 meses, nem o esquema que voces tem com o final (-L1) é igual, é ate parecido, mais com diferenças. quanto ao flybeck essa bobila está acoplada pelo C444 junto com a L431 ao pino 7 do flybck eu troquei não por causa da largura, mas por possível envio de correte excessiva, onde poderia estar causando o aquecimento ou queima da L401. um abarço.
Re: Ajuda By: marcosbr Date: 25 Maio 2010, 15:49
 Carlos.
Não pense que abrindo 2 tópicos, melhora alguma coisa. Ao contrario.
Quando acontece isto, os tópicos são unidos e fica uma bagunça total.
Não abra 2 tópicos para um mesmo aparelho.

Re: Ajuda By: trudes Date: 25 Maio 2010, 16:04
Hehe... dois tópicos, agora percebi que a coisa é mais feia do que parece.
Marcos, já aprendi com você a sempre verificar as mensagens do membro antes de postar uma ajuda. As vezes esqueço amigo.
Valeu...

Re: Ajuda By: catx Date: 25 Maio 2010, 18:30
Peço desculpas por acabar colocando dois tópicos, estou ainda aprendendo a usar o forum. é muita informação e janelas para navegar e pesquisar.
Re: Ajuda By: cantagalo Date: 19 Mar 2011, 13:57
Estou com o mesmo problema neste televisor, se alguém puder dar um auxílio...Fiquem com Deus.
Re: Ajuda By: marcosbr Date: 19 Mar 2011, 14:10
 Rapaz...
Voce leu isto aqui???
http://www.tectonny.com/forum/index.php?topic=32576.0




Páginas: 1