Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Ultra-som medicir m-45 não funciona (troca do cristal) By: Perez Date: 14 Maio 2010, 08:40
Aparelho: Ultra-som
Marca:    medicir
Modelo:   m-45
Defeito:   não funciona

Peguei esse aparelho da minha sogra para reparo e ele não esquenta o cabeçote.
Medindo o cabeçote ele apresenta resistência infinita e no aparelho não apresenta qualquer tipo de tensão na saída para o cabeçote.
A Questão é, estaria no cabeçote aberto ou o probrema está na placa ou nos dois.?
O circuito é totalmente estranho pra mim,a não o estágio temporizador,que consegui indentificar.
O cabeçote custa 180 reais,mais eu não sei se ele está bom.


Obrigado a quem puder ajudar.
Leandro

Re: Ultra-som medicir m-45 não funciona By: Paulão Date: 14 Maio 2010, 09:13
Estes aparelhos costumam ser simples, se for de resistencia, vc ja achou o defeito, ele esta aberto, ai é só trocando mesmo, quando é eletrodo, pode ser oxidação, ai resolve fazendo limpeza de cabos e conectores (conforme a situação) ou com troca tambem, nestes casos tambem tem que observar a tensão necessaria para operação.
Re: Ultra-som medicir m-45 não funciona By: lm-perez Date: 14 Maio 2010, 09:22
  Paulão, pior que não é resistência, é um cristal de 1Mhz ou mais que está no cabeçote.

  Será que tem como testar  esse cristal então? Já que não tenho nenhum aparelho capaz de medir a frenquencia.
  Acho que vou ter que gastar os 180 para descobrir. Heita sogrinha!

Re: Ultra-som medicir m-45 não funciona By: brecha Date: 14 Maio 2010, 09:23
Perez....essa unidade de ultrasom dificilmente estraga (mais é possivel)eu
conserto muitas delas para uma industria aqui em sampa ,os defeitos mais provaveis são:quebra dos fios ligados a unidade ,e um capacitor que é ligado ao circuito de potencia (fets,transistores)que vai ligado a bobina
transdutora por ser picos altos....obs não ligue sem agua na cuba
esse defeitos mais comum que relato terão valor se a fonte estiver boa
que acredito que vc vai testar primeiro. E a casos que os fios partidos da unidade são dificieis de soldar ,e essa unidade que vc cotou é caro pq
vem com a cuba junto (colada)
Re: Ultra-som medicir m-45 não funciona By: lm-perez Date: 14 Maio 2010, 11:28
   Brecha,ainda estou verificando o circuito mas .... me parece que está tudo em ondem.Essa tal bobina transdutora.... de um lado há variação de tensão quando se atua na potência ou na chave contínua ou pulsante mas não apresente nenhum sinal de saída.

   Essa cuba, tem alguma possibilidade de eu desmonta-la ?  como  vc disse, ela é colada, mas como eu estou em um beco sem saída deveria tentar ?
  Oque você acha brecha ?
Re: Ultra-som medicir m-45 não funciona By: brecha Date: 14 Maio 2010, 19:55
Perez se descolar é pior ainda pq não vai achar ela avulsa,uma ocasião procurei pela net e os fabricantes dessa pastilha estavam todos em minas gerais passei p/ o dono da fabrica mais ele não quiz ir atraz ,pq conforme a
maquina de ultrasom que ele usa não custa mais de que 500,00.
mais se vc testo o primario e parece estar em ordem,ligue ele com o miter
em CA na escala maior e veja se vem pulsos ,se vier o defeito esta na pastilha mesmo...

veja neste link se é este da foto

http://www.lojamestre.com.br/lojas/permed/produtos.asp?produto=52&categoria=21&inf=2&a1=equipamentos+medicos&a2=ultra-som&nome=ultra-som+portatil+1+mhz+m+45+dx+medcir+
Páginas: 1