Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Amplificador Gradiente A1- Queimado By: admilsonaugusto Date: 07 Maio 2010, 08:56
Amigos, gostaria de saber se algum de vocês já trocaram o módulo de saída transistorizado deste amplificador por um outro módulo sendo com circuito integrado que funcionasse perfeitamente, grato pela resposta.
Re: Amplificador Gradiente A1- Queimado By: brecha Date: 07 Maio 2010, 12:53
Acho que ninguem fez isto ainda ,mesmo pq deixaria de ser um A1 um dos amplis caseiros mais potentes que tivemos no mercado ,mais que da   da...

pq não conserta ele...?
Re: Amplificador Gradiente A1- Queimado By: admilsonaugusto Date: 07 Maio 2010, 14:05
Mais quais os transistores que você usa para substituir os originais que não se encontra mais no mercardo eletrônico local
Re: Amplificador Gradiente A1- Queimado By: siatec Date: 07 Maio 2010, 15:56
inicialmente   mj 15003  15004
Re: Amplificador Gradiente A1- Queimado By: admilsonaugusto Date: 07 Maio 2010, 16:42
ok, amigo, coloquei os mj15003 e 15004 originais fiz uma varredura no circuito e retornou com um canal totalmente torrado. Em que foi que eu errrei. Só não troquei o Trimpot, e por falar disso eu sabia como verificar com um resistor o ponto de repouso do circuito alguem pode me lembrar dessa formula.
Re: Amplificador Gradiente A1- Queimado By: siatec Date: 07 Maio 2010, 18:09
colega -   trimpot de quiescente só se troca quando  ele esta queimado.   regular  mas  é  com sabedoria de causa  a que se esta fazendo,     quanto aos queimados  simplesmente tu tens que corrigir o que esta queimado e final,  não tem  dica diferente disto.     tens o esquema. 
Re: Amplificador Gradiente A1- Queimado By: tom_100 Date: 10 Maio 2010, 00:11
Uma das causas mais frequentes na queima dos transistores de saida eh justamente o equilibrio termico, geralmente feita por um trimpot e diodos estabilizadores, qualquer alteraçao minima como diodo com fuga, ou maxima como trimpot aberto, já era..Ou queima logo de primeira, ou a corrente tende a subir acima do limiar nos picos mais altos, ou seja em pleno funcionamento...Outro problema em velhas placas, tambem eh a condutancia, principalmente quando há queima acentuada de componentes, forma-se uma impureza no local e com isso aparece um resistor fantasma....Para evitar a queima de saida logo de inicio, voce deve alimentar o power com pelo menos a metade de sua tensao nominal de trabalho..poe-se a chave de mudança de voltagem em 220v..isso  se caso a voltagem de sua oficina for 120v...Lembrando que amplificadores funcionam bem com a metade de sua voltagem....Porem se o circuito de estabilidade termica estiver defeituoso, os tr de saida irao aquecer, mesmo com a metade da voltagem.
2SC3281 e 2SA1302 funcionam muito bem no A1 e sao baratos.

Re: Amplificador Gradiente A1- Queimado By: admilsonaugusto Date: 12 Maio 2010, 13:57
Obrigado Amigos, seguirei os paços aqui dados, eu sei que realmente um amplicador de potência como o A1 não tem mistério, troca-se as peças queimadas por outras de boa qualidade e fim. Ah, eu comprei os MJ 15004 e 15003 originais na flaysom, do fabricante ON, ele é de boa qualidade?
Re: Amplificador Gradiente A1- Queimado By: tom_100 Date: 12 Maio 2010, 14:37
Caro colega, nao adianta de nada voce colocar os transistores originais, se caso encontra-los ou se for original mesmo, se tiver problema na estabilizaçao termica ou ajuste quiescente, poderá até funcionar , mas vai aquecer e queimar novamente.  Uso indevido como impedacia incorreta, mal contato em cabeamento de sinal..voltagem acima da nominal..tudo pode queimar um power a curto prazo.
No seu caso, como o aparelho ja retornou com um canal queimado novamente, possivelmente ele tem problemas com a estabilidade termica, parece facil, o circuito do A1 eh classico...mas a eletronica as vezes surpreende. Troque os saidas, alimente-o com a metade de sua voltagem, ponha duas caixas, uma no canal A e outra no B...com impedancia de 4 ohms cada....ligue um cd-play ou DVD qualquer fonte de sinal..nao precisa usar pré...e volume do power em 2horas...em 10 minutos
se tiver problema de estabilidade termica a  saida com problema aquecerá incondicionalmente...a que esta boa ficará totalmente fria. Isso  porque o power nao esta a pleno regine de trabalho, nao tem como aquecer , porem um defeito no estabilizador de corrente quiescente fará a saida aquecer, mesmo com metade da ttensao e baixo sinal de entrada.
Re: Amplificador Gradiente A1- Queimado By: admilsonaugusto Date: 12 Maio 2010, 16:36
OK, amigo.
Páginas: 1