Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
TV LG RP-21FD10 Partida demorada By: Percí Date: 14 Abr 2010, 11:32
Aparelho: TV
Marca:    LG
Modelo:   RP-21FD10
Defeito:   Partida demorada

Bom dia, esse aparelho antes de parar de funcionar totalmente eu já tinha visto na casa do cliente, apresentava um visível problema de deflexão vertical na parte superior do quadro e demorava para ligar (eu acreditava que demorava em função já do outro problema). Agora veio com o led do stand-by piscando e sem partida, analisando descobri que era o fly-back em curto e também restaurei toda a soldagem da placa, o aparelho funciona, não apresenta mais o problema evidente de deflexão mas ao ligar dá uma rápida oscilada e pára demora de trinta a quarenta segundos e liga e estabiliza.Troquei o capacitor 100/160 e o 220/160 da linha do +B e também o de 100/35 do vertical(pump/up), as tensões da fonte estão um tanto baixas, 110 no +B e 12.8 onde devia ser 14, será que trocando os acopladores resolvo tudo? Vou tentar mandar uma imagem para mostrar um defeito de linearidade( ou será de deflexão?) que aparece sem antena conectada.


Obrigado a quem puder ajudar.
Percí

Re: TV LG RP-21FD10 Partida demorada By: Percí Date: 14 Abr 2010, 12:29
Não consigo enviar imagem, sempre dá erro.
Re: TV LG RP-21FD10 Partida demorada By: Almeidaf Date: 14 Abr 2010, 13:19
provavelmente por estar com  fonte secundária baixa que esta dando esse .sintoma Atente para a regulagem dela como tambem algum capacitor sem capacidade. e tabem meça esse foto.
Re: TV LG RP-21FD10 Partida demorada By: Percí Date: 14 Abr 2010, 15:02
Analisando o esquema não consegui identificar circuito de proteção e acho que tem a ver com isso porque a oscilação inicia e é cortada(cessa o sinal horizontal que vem do one-chip) depois o sinal retorna e não para mais, troquei os acopladores óticos e continua com a fonte mais baixa que o correto.
Re: TV LG RP-21FD10 Partida demorada By: Percí Date: 14 Abr 2010, 15:28
Reparei que com antena conectada demora mais pra ligar, que relação pode ter?
Re: TV LG RP-21FD10 Partida demorada By: Percí Date: 14 Abr 2010, 18:07
Sem antena
http://img265.imageshack.us/img265/5787/imag3086g.jpg
Re: TV LG RP-21FD10 Partida demorada By: Percí Date: 14 Abr 2010, 18:27
Com antena


Re: TV LG RP-21FD10 Partida demorada By: Percí Date: 14 Abr 2010, 18:33
Sem antena


Re: TV LG RP-21FD10 Partida demorada By: trudes Date: 14 Abr 2010, 18:42
Perci, verifique todo o circuito do fotoacoplador. Meça todos os resistores ligados aos fotoacopladores, veja se não tem nenhum alterado. E se possível, teste outro SE115 e verifique os capacitores da fonte.
Re: TV LG RP-21FD10 Partida demorada By: DUC40RJ Date: 14 Abr 2010, 18:51
 tem haver cm consumo. cm sinal aumenta o consumo. a proteçao que vejo no esquema, sao q405 (xray) e q301(vguard)
da uma conferida nessas linhas. obs: vguard prot q tem como referencia o vertical. tudo haver cm o sintoma da foto , ne?!

Re: TV LG RP-21FD10 Partida demorada By: trudes Date: 14 Abr 2010, 19:01
Sim DUC40RJ, mas estou levando em conta o que ele postou sobre a fonte estar baixa. Fonte baixa também dá esse risco no vertical, e o televisor também demora para ligar.
Mas a sua sugestão também é muito boa. Vamos aguardar o ajudado responder.
Re: TV LG RP-21FD10 Partida demorada By: marcosbr Date: 14 Abr 2010, 20:57
 Me desculpe o Trudes.  :police:
Só gostaria de acrescentar uma coisa ao perci. Na sua descrição ja esta o defeito.
As dicas estão aí.
Seu aparelho não tem nada de proteção. Nunca desligue circuitos de proteção, sem saber o que esta fasendo.
Quando o aparelho protege, é sinal que o circuito esta fazendo o papel para o qual foi projetado.
Trabalhe na fonte, e não mexa no que esta quieto.
Um abraço.

Se tiver, ligue este aparelho em 220V
Re: TV LG RP-21FD10 Partida demorada By: Percí Date: 16 Abr 2010, 16:50
Boa tarde amigos, não sei porque cargas d'água no lugar do SE115 estava um SE110, a tensão da fonte normalizou em 115V e sumiu a faixa branca do topo do quadro, porém a demora para ligar permanece e surgiu outro defeito que não sei de que bloco é, tem a ver com o corte da emissão dos canhões que ao desligar continua emitindo o feixe, tentarei anexar um vídeo.

http://yfrog.us/jpmpg3100z
Re: TV LG RP-21FD10 Partida demorada By: marcosbr Date: 16 Abr 2010, 17:34
 Tem chuvisco e um cachorro latindo. kkkkkkkkkkkkkkk
Veja se é este aí.
Re: TV LG RP-21FD10 Partida demorada By: Percí Date: 16 Abr 2010, 19:01
Marcos, devo admitir que estou aprendendo muito mais, o "circuito apagador" nada mais é que um resistor de 1 mega que descarrega o capacitor, mas estranho é que ele não estava queimado nem alterado, tirei da placa para medir e soldei de volta, pronto ficou bom, devia ser uma daquelas soldas frias que não se enxerga nem com a lupa, mas ainda preciso de ajuda devo dizer que ontem descobri que o pino V-out do I2C estava com solda fria e logo pensei que ali estava a origem do problema de desligar, mas a coisa continua igual mesmo depois de tudo que foi feito, pode ser que o I2C esteja danificado?
Re: TV LG RP-21FD10 Partida demorada By: marcosbr Date: 16 Abr 2010, 20:26
 Este eu nem vi. Da onde tu tira tanto defeito???  kkkkkkkkkkkkkkkk
Explica este aí.
  (problema de desligar)
Re: TV LG RP-21FD10 Partida demorada By: Percí Date: 17 Abr 2010, 08:32
Acho que não soube me expressar, falo do desligamento que ocorre no momento da partida, ela gera alta e desliga, a fonte permanece normal, e sómente após uns 40 segundos é que resolve ligar novamente, dá até sono, por algum motivo o sinal horizontal é cancelado e liberado após esse tempo.
Re: TV LG RP-21FD10 Partida demorada By: trudes Date: 17 Abr 2010, 09:04
Faça uma experiência, aqueça a placa com um secador e verifique se liga mais rápido.
Re: TV LG RP-21FD10 Partida demorada By: Percí Date: 19 Abr 2010, 12:04
Não mudou nada Trudes, ao acionar o power ela oscila e pára imediatamente mas a partida fica armada pois o led do stand-by fica apagado, após 40 segundos liga e permanece normal, sem a antena o tempo é menor cerca de 10 segundos, mesmo que aqueça funcionando por muito tempo continua igual ao desligar e ligar. Com relação à fonte tem coisas estranhas, no esquema usa o SE115 mas na relação de peças no manual de serviço o SE110, acho que ficou certo com o SE115, mas a saída que deveria ter 14V e que antes tinha 12,8 ainda ficou só com 13,1 e eu já troquei o capacitor de filtro na saída, como segue para um regulador de 12V    13,1V é pouco não é mesmo?
Re: TV LG RP-21FD10 Partida demorada By: Percí Date: 19 Abr 2010, 15:08
Como diz o Marcosbr, não sei de onde eu arrumo tanto defeito ou arrumam pra mim, lembrei de conferir as linhas SDA e SCL e alí ví problema, as tensões estavam em torno de 3,5V e instáveis, movendo a agulha do VOM sem estabilizar,  resolvi dessoldar os pinos do one-chip e pronto as tensões nas linhas subiram pra 5V estáveis e ao ligar o aparelho ele permanece ligado, então creio que seja avaria interna ao one-chip, aguardo parecer final dos amigos.
Páginas: 12