Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
TV TOSHIBA TV2080E (U5) Não sintoniza bem os canais By: Michel Chagas Date: 14 Abr 2010, 10:39
Aparelho: TV
Marca:    TOSHIBA
Modelo:   TV2080E (U5)
Defeito:   Não sintoniza bem os canais

Olá amigos,

Peguei o referido televisor com problema típico de AFT: canal aparece e foge, entrando a tela azul. Troquei o capacitor interno da bobina, mas não consegui sintonizar os canais perfeitamente. Quando consigo imagem (preto e branco) e som bom, fico sem cor... quando regulo para entrar cor, o som fica chiando, sintoma típico de imagem com sinal fraco.  Quando realizo o processo de busca automática de canais é possível observar o tv varrendo todos os canais, mas todos estão com imagem ruim. A antena que uso é boa.

A tensão de alimentação sobre o IC101 (CI de FI) é 9V (o esquema pede 10V). Todas a tensões nos demais pinos estão um pouco abaixo do que pede no esquema, em função dessa diferença de 1V na tensão de alimentação. Verifiquei a alimentação de 12V (proveniente do fly) - ok! O varicap está com os 12V, 5V e 32V.  O micro está devidamente polarizado com 5V e operando normalmente.

O que eu já fiz:

- troquei o CI de FI - IC101 (T51496P);
- troquei o varicap ENV568P5G3 pelo UV1336S/A (com as devidas adaptações);
- troquei o filtro SAW;
- troquei QA13;
- troquei C446 e C450 (filtragem fonte de 12V)
- testei R111 (68R) – ok;
- testei Q161, resistores e capacitores ao seu redor - ok;
- testei capacitores cerâmicos e eletrolíticos ao redor do IC101- ok;
- regravei a memória;

Quando puxo a sintonia MANUAL, a imagem fica um pouco melhor, já que desativa o AFT.  Mas, parece que o sinal de entrada está fraco. A tensão no coletor de Q161 está em 8,5V, enquanto que o esquema pede 10V.
Se alguém puder me ajudar, agradeço.


Obrigado a quem puder ajudar.
Michel

Re: TV TOSHIBA TV2080E (U5) Não sintoniza bem os canais By: marcosbr Date: 14 Abr 2010, 13:46
 Amigo.
Se for a TV que eu penso, vai ter que ter muita paciência...
Ela tem 2 ou 3 bobinas, FI, etc. Uma delas fora é um problema.
Como foi que trocou o capacitor, sabe o valor???
Passe a posição pra gente se localizar no esquema.

Páginas: 1