Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
TV SEMP MOD:TV2096  U15 (Inoperante) By: Jarbas Santos Date: 03 Março 2010, 23:58
Aparelho: TV
Marca:    SEMP
Modelo:   MOD:TV2096  U15
Defeito:   (Inoperante)

Boa noite,colegas recebi essa tv inoperante,sem stend bey,verifiquei que estava em curto o Q404(SH),mais nao funcionou constatei que o CI501,aquecia bastante o que é fora do normal,retirei do circuito e constatei visualmente que o mesmo estava danificado(bolha por baixo).
Verifiquei a alimentaçao que chega na pinagem  deste CI, com ele fora do circuito,vejam:
Pino 1=0,9 volt's
Pino 5=2,5volt's
Pino 9=11,5volt's
pino13=0volt
Pino17=0volt
Vejam que a alimentaçao que chega ao pino 9,estar bastante alterada,verifiquei varios componentes na fonte,mais nao encontrei nenhum componente danificado,peço sugestões dos colegas.
Agradeço a todos.

Jarbas santos


Obrigado a quem puder ajudar.
Jarbas santos

Re: TV SEMP MOD:TV2096  U15 (Inoperante) By: Claudio Carvalho Date: 04 Março 2010, 14:36
Jarbas.

Neste chassi, não é costume dar muito problema de fonte, mas no seu caso acho que é, pois queimar o saída H. duas vezes, ela esta alterada mesmo!

Faça um pente fino desde conversão do DC, pois tem erro na fonte!


Cláudio
Re: TV SEMP MOD:TV2096  U15 (Inoperante) By: alraitec Date: 04 Março 2010, 19:11
São duas tvs piores que a toshiba jafabricou a u14 e a u15.
Nestas tvs vc tem que trocar o d 448,q430,c419 e alguns capas na fonte antes de trocar este micro,a queima deste micro esta diretamente ligada ao transa q 430 que quando autera ou entra em curto leva junto o micro.
Veja que ali no q 430 da para colocar um regulador de 9v,ai vc me pergunta e porque não colocaram,eu te respondo, o que é mais barato um transa ou um regulador.
Re: TV SEMP MOD:TV2096  U15 (Inoperante) By: jacunda Date: 04 Março 2010, 22:01
Jarbas, confere Q 840 e perifericos, como zener e até mesmo solda fria neste componete, que é  muito comum. Este transistor é o regulador dos 5volts do micro, se subir a voltagem deste transistor, pode trocar o micro. Discordo do amigo, Alcides Reis, ao mencionar a substituição do transistor 430 por um regulador de 9volts, este transistor é responsavel de levar o tv ao modo stad by, se você colocar um regulador no lugar dele, o tv simplismente não vai desligar pelo controle remoto. Correto?
Re: TV SEMP MOD:TV2096  U15 (Inoperante) By: siatec Date: 04 Março 2010, 22:17
concordo com o Jacanda- -não  vamos inventar, vamos primar pela qualidade.
Re: TV SEMP MOD:TV2096  U15 (Inoperante) By: alraitec Date: 05 Março 2010, 08:14
Meus nobres amigos,eu não disse para fazer isto apenas citei que poderia ser,só não é pelo valor mencionado,e se vc aterrar a entrada do regulador ela tambem não ira a stand by,é claro que sim,mas é inviável eu nunca fiz apenas fiz uma comparação.
Re: TV SEMP MOD:TV2096  U15 (Inoperante) By: Claudio Carvalho Date: 05 Março 2010, 08:22
Alcides.

Beleza.  O que escreve é válido, assim como o que os colegas escrevem também!

É sadio a gente pensar em opções e escreve-las também!

Bem vindo ao Tectonny!

Cláudio

Re: TV SEMP MOD:TV2096  U15 (Inoperante) By: alraitec Date: 05 Março 2010, 08:33
Vou citar como exemplo o regulador 78r09 que tem o pino de controle,não que eu seja um engenheiro mais sei que da sim,o problema é que o preço final do produto sofreria um relevande aumento.
Re: TV SEMP MOD:TV2096  U15 (Inoperante) By: Eletro-Serv Date: 07 Maio 2010, 12:47
Boa tarde,amigos depois de regularizar a fonte e substitui o CI 501,a TV ja funciona,mais com listras na tela(nao é linha de retorno é listras vert,o que caracteriza um defeito hor)
Será que pode ser o CI ja que eu coloquei um usado,conseguido com um colega.
Colocando a tv no canal três por exemplo chega imagem meis com as listras.
Aguardo orientaçoes dos colegas.
Muito obg pela ajuda de todos.
Re: TV SEMP MOD:TV2096  U15 (Inoperante) By: Claudio Carvalho Date: 08 Maio 2010, 06:54
Jarbas.

Que tipo de listras?  Veja, pode ainda ser fonte com deficiência, mas não posso afirmar sem ver o sintoma!

Daria para você esplanar mais as listras?  Se elas sobem devagar ou se estão fixas, etc,etc,etc !

Abraços.

Cláudio
Re: TV SEMP MOD:TV2096  U15 (Inoperante) By: Eletro-Serv Date: 08 Maio 2010, 09:54
Isso mesmo Claudio,as listras citadas são do tipo defeito hor,como se a imagem estivesse aparecendo e destorcendo.
Subindo e decendo.
Re: TV SEMP MOD:TV2096  U15 (Inoperante) By: Eletro-Serv Date: 08 Maio 2010, 09:56
Isso mesmo Claudio,as listras citadas são do tipo defeito hor,como se a imagem estivesse aparecendo e destorcendo.
Subindo e decendo.
Mais nao finaliza ou seja imagem nítida.
Re: TV SEMP MOD:TV2096  U15 (Inoperante) By: Claudio Carvalho Date: 08 Maio 2010, 15:19
Jarbas.

Fonte e +b, pode correr que vai achar ai!


Cláudio
Re: TV SEMP MOD:TV2096  U15 (Inoperante) By: Eletro-Serv Date: 08 Maio 2010, 20:11
A manhã volto a trabalhar nela hoje nao estou na oficina.
Vou verificar todos os +b's e retorno com o resultado.
Muito obg Claudio pela atençao.
Páginas: 1