Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
DVD gradiente D-202 Não lê disco de dvd e lê todos cd By: Ailton santos Date: 28 Mar 2010, 09:23
Aparelho: DVD
Marca:    gradiente
Modelo:   D-202
Defeito:   Não lê disco de dvd e lê todos cd

Amigos, este DVD só consegue ler os discos de cd, quando coloco um dvd aparece aquela mensagem "no disc", troquei cabo flat, fiz teste no motor spindle está ok; e nao teve jeito.Já ouvi dizer que existe uma maneira de regular o trimpot da unidade optica, mas não sei como fazer, se vocês souberem e puderem me passe esta dica, pois iria me ajudar muito.Desde já agradeço.


Obrigado a quem puder ajudar.
Ailton

Re: DVD gradiente D-202 Não lê disco de dvd e lê todos cd By: tarcisiosilva Date: 08 Mar 2011, 10:40
Amigo, estou com mesmo problema. Você conseguiu resolver? Caso positivo, favor me ajudar.
Obrigado! Tarcisio
Re: DVD gradiente D-202 Não lê disco de dvd e lê todos cd By: jack13 Date: 08 Mar 2011, 11:47
amigo e pra ser o leser mesmo, vc pode tentar ajustar levemente o tri pont, leves tokes pois é muito sensivel, mas antes disso tente ajustar o clamp na ponta do motor, dependendo da altura e do estado do laser faz isso tbm
Re: DVD gradiente D-202 Não lê disco de dvd e lê todos cd By: marcosbr Date: 08 Mar 2011, 11:59
 Amigos.
Eu particularmente, não trabalho muito com DVD. Quase ninguém aceita o orçamento.
Mas quando aceita... O serviço correto, é trocar a mecânica completa. Porque trocar completa???
A diferença de preço da unidade, com e sem mecânica, é minima. Geralmente R$10,00.
Evita motores desgastado pelo uso, e ajustes desnecessários.
Ao tentar "regular" o leitor... Pode-se até conseguir uma melhora momentânea. Mas pode ler apenas um disco.
Vale a pena correr o risco de uma garantia de três meses???
Revejam valores, e façamos o serviço correto.
Um abraço.

E vamos olhar a data dos tópicos antes de responder.
Outro abraço.
Re: DVD gradiente D-202 Não lê disco de dvd e lê todos cd By: RICARDOTEC Date: 08 Mar 2011, 12:01
AMIGO MESMO QUE VOCE TESTE O MOTOR, PODE SER QUE AINDA ESTÁ COM PROBLEMA,SE ELE ESTIVER COM GIRO DANDO PEQUENA DIFERENÇA JA É MOTIVO PARA NÃO LER DVD DEVIDO AO GIRO DO DVD SER MAIS RÁPIDO,PORISSO QUANDO PEGO COM ESSE DEFEITO JA TROCO O MOTOR DIRETO
Re: DVD gradiente D-202 Não lê disco de dvd e lê todos cd By: luiztatui Date: 09 Mar 2011, 16:45
Boa tarde , fiz um curso em manutençao de dvd , tenho uma prática recente , embora "mexesse" antes de ter noçao
com o aprendizado vieram alguns macetes q serve mais à nivel de teste , este ajuste no trimpot serve apenas para ter certeza q já esta na hora de trocar a un. optica , pq como disse o Marcos , n vale à pena comprometer a sua reputaçao por uma economia q no fundo é ilusória , pq quando o aparelho reproduz cd de musica ou mp3 e nao lê dvd , já esta na hora de trocar a óptica , pq os arquivos de video sao muito mais comprimidos q os de musica , o processo de gravaçao e de fabricaçao das midias sao muito diferentes , em cd os espaços sao maiores tornando o trabalho da lente mais "facil" , e no caso do dvd a lente especifica é exigida a trabalhar quatro vezes ou mais em quantidade e velocidade, ou seja se n tiver razoavelmente util ,nao tem jeito é no disc na certa.
Experimente colocar uma nova no lugar , mesmo sendo de outro ap. q vc sabe q tá funcionando , aí funcionando no outro vc terá certeza de q é só trocar e correr pro abraço.
Desculpe se fui repetitivo , e espero ter ajudado , Boa sorte!!!!
Re: DVD gradiente D-202 Não lê disco de dvd e lê todos cd By: Rafaeltec Date: 12 Mar 2011, 02:43
Veja o circuito de chaveamento CD/DVD. Com o esquema fica mais fácil localizar os componentes e medir sua tensão.
Coloque um CD contendo áudio,  no circuito de chaveamento do CD_SW deverá ter uma tensão de aprox. 1.6v, enquanto o circuito DVD_SW deverá ficar em 0v.
Ao colocar um disco de DVD o chaveamento irá inverter, deixando o circuito DVD_SW em high, tensão aprox. 2.6v enquanto o circuito CD_SW ficará em low, tensão de 0v.
Note que a tensão vai variar de acordo com a PCI MPEG e o leitor ótico, mas fique atento em relação a existência da tensão.
Se ao colocar o disco de DVD e a tensão para este circuito existir, há problema com leitor ótico ou motor spindle ou até mesmo na altura do clamp, caso não existe nenhuma tensão no circuito DVD_SW, então o defeito está aí,  procure por cap. cera smd c/ fuga, diodo smd alterado ou indutor smd aberto.

Páginas: 1