Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
SOM GRADIENTE MODEL 900 AJUSTE DE  CORRENTE  DE REPOUSO By: virtualtec Date: 14 Mar 2010, 14:42
Aparelho: SOM
Marca:    GRADIENTE
Modelo:   MODEL 900
Defeito:   AJUSTE DE  CORRENTE  DE REPOUSO

QUERIA SABER  COMO AJUSTO A CORRENTE  DE  REPOUSO DO  RECEIVER GRADIENTE MODEL 900
SENDO QUE  A SAIDA FOI TROCADA  E EXISTE  0 VOLTS  NA SAIDA  INDICANDO QUE  A SIOMETRIA ESTA  OK  , TANTO E QUE  O APARELHO  FUNCIONA NORMALMENTE POREM AQUECE FORA DO NORMAL


Obrigado a quem puder ajudar.
FLAVIO

Re: SOM GRADIENTE MODEL 900 AJUSTE DE  CORRENTE  DE REPOUSO By: aletronic Date: 14 Mar 2010, 16:44
Olá , esse é aquele que usa dois mje3055 na saida???
Re: SOM GRADIENTE MODEL 900 AJUSTE DE  CORRENTE  DE REPOUSO By: Lucafer Date: 15 Mar 2010, 08:28
Há algum tempo me deparei com este modelo que estava aquecendo muito, tinham até colocado ventilador dentro.
Coloquei os transistores de saída originais e continuava.
Me lembro que foi só ajustar os trimpots dos canais L e  R e o aparelho ficou frio. Eles estão numa placa pequena na parte traseira do aparelho, são horizontais e fácil de lozalizar. Boa sorte...
Re: SOM GRADIENTE MODEL 900 AJUSTE DE  CORRENTE  DE REPOUSO By: virtualtec Date: 18 Mar 2010, 11:39
ainda nenhuma dica ,?  dicas dadas  ate agora  nao surtiu efeito nenhum quero mesmo e o procedimento correto  continuo na espera
Re: SOM GRADIENTE MODEL 900 AJUSTE DE  CORRENTE  DE REPOUSO By: aletronic Date: 18 Mar 2010, 12:46
Não estou bem lembrado deste aparelho , por isso perguntei se era o modelo que usa dois npn´s na saída , porque se for vc deve colocar a ponteira do instrumento na base do excitador de semiciclo positivo ( acho que é o bd139)  e ajustar no trimpot 0,5v.
Re: SOM GRADIENTE MODEL 900 AJUSTE DE  CORRENTE  DE REPOUSO By: pedrosana Date: 12 Março 2010, 11:39
Com muito cuidado, você deve colocar as ponteiras do ohmiter na base e no emissor dos saídas de som, sem as caixas de som, e ajustar o trim pot pra 0,5 volts.
Coloque em um trasistor de um canal e ajuste e depois faça o mesmo no outro canal.
Se o ohmiter bater pra trás, é só inverter a posição das ponteiras. Qualquer dúvida, manda um email pra mim aderbaljuju@yahoo.com.br  meu nome é Pedro.
Re: SOM GRADIENTE MODEL 900 AJUSTE DE  CORRENTE  DE REPOUSO By: marcelo pinheiro queiroz Date: 17 Junho 2010, 19:05
vou te dar uma dica, com o aparelho ligado e sem sinal de audio, ponha a ponteira preta do multitest no terra e a vermelha na saída de som (o multitest deve estar na escala de 20v dc no máximo) a tensão medida deve ser igual a 0v.
se a tensao for proxima de 0v basta ajustar no trimpot, se for muito acima, significa de deve haver algum resistor aberto, ou algum transistor com problema.
boa sorte!
Páginas: 1