Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
adaptar rceptor manual By: Julianotibes Date: 14 Dez 2009, 10:50
bom dia amigos

tenho uma duvida pra tirar com vcs...tenho um receptor manual e uma parabolica com lnbf..teria como eu adaptar esse recetor para funcionar com o lnbf? pois o receptor é compativel somente com lnb....grato se puderem me ajudar
Re: adaptar rceptor manual By: Julianotibes Date: 17 Dez 2009, 21:09
pessoal ajudaaaaaaaaaaa
Re: adaptar rceptor manual By: jairo_eletronica2009 Date: 31 Mar 2010, 14:42
amigo vc conseguiu adapitar seu receptor pra funcionar o LNBF?
Re: adaptar rceptor manual By: Julianotibes Date: 03 Fev 2010, 20:59
ainda nao amigo to no aguardo pra ver se alguem sabe como fazer...
Re: adaptar rceptor manual By: jairo_eletronica2009 Date: 03 Fev 2010, 21:09
é porque eu tenho aqui  um esquema que eu montei so que ele so servi para o LNBF multponto  so que eu nao sei como colocar aqui no fora tem tei colocar mas nao deu serto  eu fiz no recepto  tec sat 1200
Re: adaptar rceptor manual By: Julianotibes Date: 03 Fev 2010, 21:12
qd tu vai responder tu clica em opcao adicionais um pouco pra baixo do quadro q tu ta respondendo ai vai aparacer anexar arquivo so anexa e manda .....acho q é issso


Re: adaptar rceptor manual By: Julianotibes Date: 04 Fev 2010, 16:53
olhem esse esquema para ver oq vcs acham? o lm tem substituto ou nao? pois estou em falta .... :o
Re: adaptar rceptor manual By: jairo_eletronica2009 Date: 04 Fev 2010, 16:59
o que eu amontei  usa um mc 7824c 
Re: adaptar rceptor manual By: Julianotibes Date: 04 Fev 2010, 17:02
consegue me mandar o esquema??? montei o circuito mas nao deu certo ele nao muda as voltagens da saida
Re: adaptar rceptor manual By: Jabo Date: 04 Fev 2010, 18:39
A FI de um receptortipo o Tecsat T1200 vai de 900 MHz a 1450 MHz. No sistema com LNBFmulti ponto, as bandas horizontal e vertical estão separadas porfrequência, ou seja, uma banda está na faixa de 900 MHz a 1450 MHz(normalmente a horizontal=banda da Globo) e a outra vai de 1450 MHz a2050 MHz (normalmente a vertical=banda do SBT). Daí se conclui que,para um Tecsat T1200 funcionar no sistema multi ponto, de início,teria que se substituir o sintonizador, caso contrário ele sófuncionaria nas duas bandas, usando o sistema de chave coaxial e LNBcomum e não LNBF multi ponto.
Já para funcionar nosistema LNBF mono ponto, o LNBF fornece a banda de acordo com aalimentação que o mesmo recebe do receptor, ou seja, com 13 V umabanda e com 18 V a outra banda. Deve-se prestar atenção à tensãode alimentação do LNBF, pois em receptores muito antigos chega a 24V. Portanto, o esquema apresentado deve funcionar, desde que se tomeo cuidado de manter a tensão de alimentação do LNBF entre 18 e 20V, como sugerido no esquema.
Re: adaptar rceptor manual By: Julianotibes Date: 04 Fev 2010, 19:12
amigo Jabo montei o esquema para funcionar em monoponto mas esse esquema deveria funcionar com 13v e 18 v ...correto? mas ele so funciona com 18 v e qd aperto o botao de polarizacao ele deveria mudar a voltagem e nao muda..estou certo ou nao? qq coisa me ajuda ai pq nao to conseguindo fazer ele mudar se 18 para 13 e vice versa....
Re: adaptar rceptor manual By: Jabo Date: 04 Fev 2010, 19:51
Caro Julianotibes:

Você observou que o comando é SW, ou seja, 0 ou 12 V?

Você pode simular o chaveamento eliminando o comando SW e aterrando ou não o coletor do BC547, o que chavearia a tensão de saída do LM317 para 13 ou 18 V (isto se o diagrama estiver correto).

Caso isto não aconteça, você deverá alterar o valor do resistor de 2k7 até que o LM lhe obedeça, ou mesmo do R 270 ohms (você pode utilizar trim-pots para isto).

Eu não possuo a modificação já testada (inclusive copiei a sua). Caso obtenha êxito, não deixe de postar. Ah, e não esqueça de medir a tensão de entrada do LM (18 a 20 V).

Boa Sorte!
Re: adaptar rceptor manual By: Julianotibes Date: 04 Fev 2010, 20:38
a tensao de entrada esta entre 18 e 20 v o problema esta so na saida onde tem q se obter os 13 e 18 v no qual esta so com 18 v e nao os 13 q preciso tb..mas vo dar mais uma verificada no esquema ...
Re: adaptar rceptor manual By: Julianotibes Date: 04 Fev 2010, 22:37
amigo Jabo e  a todos os amigos do forum no esquema q acabei mandando pra vcs peguem e eleminem o primeiro resistor de 10k q vai para a base do bc e funcionara perfeitamente chegando aos 13 e 18 v no qual o receptor ira ser compativel com lnbf monoponto...um abraço a todos.. e obrigado pelas dicas
Re: adaptar rceptor manual By: Julianotibes Date: 06 Fev 2010, 19:48
amigo jairo vc poderia nos mandar seu esquema q vc conseguiu montar tb? ou ta guardado a sigilo pr vc????rsrsrsrsr :D :D :D
Re: adaptar rceptor manual By: Daniel san Date: 06 Fev 2010, 20:24
Cara vc ja tentou usar um poteciometro no lugar do primeiro resistror de 10k , com isso vcv pode descobri com quais valores  vc vai obter os 13v e18v.
Re: adaptar rceptor manual By: jairo_eletronica2009 Date: 06 Fev 2010, 20:32
o la meu amigo vou desenhar aqui e coloco aqui pra vcs veren  não sei como eu coloco mas eu descubro  pensei escrever  mas sen o esquema fica dificil descobrir  mas eu fou conseguir colocalo-lo  aqui
Re: adaptar rceptor manual By: Jabo Date: 08 Fev 2010, 19:03
Caro Julianotibes:

Você não deve eliminar o resistor de 10 K, pois assim você aplicará os 12 V diretamente entre BASE e EMISSOR do transistor e ele irá para o espaço, rapidinho.

Substitua o mesmo por um resistor de 180 K e faça o teste. Se ficar crítico, reduza-o para 150 K. Com isso você deve resolver, definitivamente, seu problema.

Um abraço e boa sorte!
Re: adaptar rceptor manual By: Julianotibes Date: 08 Fev 2010, 20:26
ok Jabo vou fazer oq vc mandou e postarei novamente o rsultado...
Re: adaptar rceptor manual By: Julianotibes Date: 09 Fev 2010, 18:56
esse é o esquema do amigo Jairo no qual ele me mandou para postar para os amigos..
Páginas: 12