Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Som Gradiente - ASM890 - Saída TDA8920BJ By: wendrey Date: 17 Novembro 2009, 08:29
Meus cumprimentos a todos do fórum!

Este é meu primeiro post, e o que me motivou a procurar um fórum sobre eletrônica é o que me disse um técnico de minha cidade. Sou leigo e gostaria de obter a opinião de vocês.

Pedi para que me orçasse o conserto de um aparelho de som Gradiente, de 330W rms. Com a mão-de-obra inclusa, o valor (ainda não negociado) ficaria em quase R$ 300,00. Para um som que há mais de dois anos custou R$ 1000,00, o valor desse conserto me parece exorbitante...

Questionando os porquês de um preço tão salgado, o técnico me afirmou que:

1) as saídas desse meu modelo de som são DIGITAIS;
2) a oficina não trabalha mais com saídas "paralelas", mas sim apenas com as ORIGINAIS. O técnico afirmou que já montou som com saídas compradas das 25 de Março e o som queimava logo as saídas.

Pergunto: as informações que o técnico me passou procedem? É verdade que existe nesses sons novos diferenças entre saídas digitais e analógicas? Existe mesmo diferença entre saídas que encontramos a baixo custo em lojas de componentes na internet e as saídas que as autorizadas montam nos aparelhos dos clientes? São, de fato, melhores ou o preço extra é algo como uma reserva de garantia, a fim de evitar o prejuízo da oficina caso o aparelho retorne com problemas?

Estou na dúvida se aposento o meu som, que tanto me serviu, ou se compro saídas da internet e peço pra essa (ou outra) oficina montar pra mim. As saídas vão soldadas numa placa à parte e não dá pra soldar com soldador comum. Infelizmente não entendo nada de eletrônica, pra poder dar maiores detalhes.

Vale ressaltar:os CIs são os TDA8920BJ, que pelo que sei são da Philips e nada têm a ver com o fato de a Gradiente estar com falta de peças ou não...

OBRIGADO DESDE JÁ aos que se dispuserem a me dar qualquer informação.

Um abraço!
Re: Som Gradiente - ASM890 - Saída TDA8920BJ By: Canmeira Date: 17 Novembro 2009, 08:59
Esse aparelho é o pior que a gradiente inventou, depois que apresenta esse defeito.

Se você conseguiu um profissional que se atreve a tentar consertar, dê graças a Deus, porque nem os postos autorizados da marca pegam esse modelo para o conserto. Pelo menos na Grande Vitória...

Nem a engenharia da Gradiente conseguiu corrigir um vício que apresenta com queimas sucessivas dessas saídas....nem com as saídas originais da fábrica se tem garantia de funcionamento.




Abraços!!!
Re: Som Gradiente - ASM890 - Saída TDA8920BJ By: wendrey Date: 18 Novembro 2009, 05:12
Carlos, obrigado por sua resposta!

Realmente fiquei indignado com esse som. Troquei meu Philips por esse Gradiente e desde que chegou, achei a fonte muito ruidosa... Aos 6 meses percebi que o leitor era muito enjoado e mandei pra assistência. O aparelho veio com leitor novo, fonte trocada (ou mexida) e com um arranhão... Com 2 anos queimou a saída do canal direito, e com mais 6 meses queimou a esquerda. Acho que é muito problema pra um som novo... Gradiente já foi melhor. Espero que volte a ter qualidade, pois ouvi dizer que a JBL injetou 300 milhões, sem mencionar a possibilidade de financiamento por parte do estatal BNDES.

Com essa pausa na produção, sem saber se retoma atividades ou não, liguei pra assistência Gradiente e me pediram pra levar o aparelho a Porto Alegre (a 360 km da minha cidade), pra avaliação. Uma piada...

Um membro de outro fórum postou um link que achei muito interessante e vou compartilhar com vocês, pra quem ainda não conhece:

http://transfal.tripod.com/

Nesse site, estão exemplos de componentes falsificados! Deve ser por isso que tem componente que é tão barato e não dura muito.

Carlos, mais uma vez, obrigado por seu comentário. Um abraço!
Re: Som Gradiente - ASM890 - Saída TDA8920BJ By: paulo52 Date: 18 Novembro 2009, 08:06
Wendrey ,vc  mesmo  achou a    resposta para  o  custou  alto  do  conserto,peças  falsificadas  e  o  que  mais  existe  no  mercado  ,imagine  então  se  o  seu  aparelho  fosse  um  Panasonic modelo  AK  ,so  o conserto  do  magazine  de  5  CDs  fica  um  absurdo ,  as  vezes  e  necessario  trocar  o  conjunto  todo   ,pensa  no  preço  de  uma  saida  original  ,boa  sorte  com  o  seu  gradiente .
Re: Som Gradiente - ASM890 - Saída TDA8920BJ By: Canmeira Date: 18 Novembro 2009, 08:50
Mas os problemas desse aparelho não são provenientes de componente falsificado. Foi um projeto mau feito (entre tantos outros dessa marca) e nem o fabricante conseguiu solucionar a defeciência.

Por isso, junto com outro produto foi recordista de Procon no Brasil e teve que fechar as portas.
Re: Som Gradiente - ASM890 - Saída TDA8920BJ By: wendrey Date: 19 Novembro 2009, 06:33
Citação de: Paulo52 online 18 Novembro 2009, 08:06
Wendrey ,vc  mesmo  achou a    resposta para  o  custou  alto  do  conserto,peças  falsificadas  e  o  que  mais  existe  no  mercado  ,imagine  então  se  o  seu  aparelho  fosse  um  Panasonic modelo  AK  ,so  o conserto  do  magazine  de  5  CDs  fica  um  absurdo ,  as  vezes  e  necessario  trocar  o  conjunto  todo   ,pensa  no  preço  de  uma  saida  original  ,boa  sorte  com  o  seu  gradiente .

Salve, Paulo!

Então, cara... Passaram o orçamento beirando os R$ 300,00 mas um amigo me informou que a saída na autorizada custa R$ 158,00... Logo, dá pra ver que algo não ficou bem explicado. Na verdade, acho que vão comprar a PCI toda, onde ficam as saídas, que na autorizada custa R$ 235,00. A revisão D dessa PCI parece que corrigiu alguns problemas, ao que me parece.

De qualquer maneira, os caras trocam a placa toda porque não tem ferro de solda com sugador, e sem ele não dá pra montar as saídas novas sem estragar a placa.

Vou revisar o orçamento e quando tiver um posicionamento melhor, posto aqui.

Valeu!
Re: Som Gradiente - ASM890 - Saída TDA8920BJ By: Claudio Carvalho Date: 19 Novembro 2009, 07:04
Wendrey.


Parta de um principio:     - Você já achou um técnico que esta a ter a coragem de mexer neste aparelho! Agradeça a ele por todo o seu empenho !

Quanto ao conserto caro, realmente ele pode estar trocando a placa toda, mas devo lembra-lo de que a Gradiente não esta mais atuando no mercado eletrônico e então o técnico que se dispos a conserta-lo, esta lhe fazendo um grande favor!


Veja o risco que ele esta correndo...  E se esta bendita plaquinha queimar?


Você esta vendo pelo lado do cliente e o técnico pelo lado de ajuda-lo a reparar o seu aparelho!


Vocês devem chegar a um acordo ai, pois não acredito que encontrará muita gente disposta a ajuda-lo no conserto, beleza?


Um bom feriado.



Cláudio

Re: Som Gradiente - ASM890 - Saída TDA8920BJ By: wendrey Date: 20 Novembro 2009, 06:41
Citação de: Claudio Carvalho online 19 Novembro 2009, 07:04
Wendrey.


Parta de um principio:     - Você já achou um técnico que esta a ter a coragem de mexer neste aparelho! Agradeça a ele por todo o seu empenho !

Quanto ao conserto caro, realmente ele pode estar trocando a placa toda, mas devo lembra-lo de que a Gradiente não esta mais atuando no mercado eletrônico e então o técnico que se dispos a conserta-lo, esta lhe fazendo um grande favor!


Veja o risco que ele esta correndo...  E se esta bendita plaquinha queimar?


Você esta vendo pelo lado do cliente e o técnico pelo lado de ajuda-lo a reparar o seu aparelho!


Vocês devem chegar a um acordo ai, pois não acredito que encontrará muita gente disposta a ajuda-lo no conserto, beleza?


Um bom feriado.



Cláudio

Cláudio, realmente a situação é delicada. Enquanto a Gradiente não ressurgir dos mortos é complicado.

Meu ressentimento é que me ligaram dizendo que iam trocar as duas saídas por saídas ORIGINAIS, quando não vão. Ou vão pôr 2 de R$ 45,00 ou vão trocar a placa toda. Transparência é tudo... Deveriam ter dito.

Pra mim, que sou leigo, com o ferro de solda certo e habilidade profissional daria pra arrancar as saídas velhas e montar as novas mas, pelo visto, é um procedimento arriscado. Mas é aquela coisa: trocando a placa toda, fica bem mais fácil...

Vou ver o que consigo por aqui e posto quando ficar decidido...

Um abraço e bom fim de semana!
Re: Som Gradiente - ASM890 - Saída TDA8920BJ By: Claudio Carvalho Date: 20 Novembro 2009, 07:39
Wendrey.


Saiba de uma coisa muito importante!    Se o colega disse que ira colocar os saídas originais, pode apostar que vai, pois a responsabilidade é totalmente dele e o conserto terá uma garantia na entrega!



Quanto ao ressurgimento do Gradiente, eu acho uma utopia...   Não vejo nenhuma luz ao final do túnel em que ela entrou...



Eu o aconselho a entrar em contato com o colega da oficina e ver se há alguma possíbilidade de ele fazer um preço um pouquinho mais barato, não muito também pois a responsabilidade será dele, concorda?



Espero que chegue a um consenso entre vocês e que o seu aparelho seja restaurado o mais rápido possível!





Cláudio
Re: Som Gradiente - ASM890 - Saída TDA8920BJ By: Almeidaf Date: 20 Novembro 2009, 08:34
Acredito com as observâncias dos colegas voce ja deve ter chegado a um denominador comum. Mais o meu ponto de vista, como voce é leigo na profissão, e esta vendo somente o gasto final do seu aparelho, ou seja o quando terás que dispor financeiramente, o preço que o profissional esta lhe pedindo, esta dentro da responsabilidade dele, visto que lhe dará o aparelho funcionando a contento e ainda lhe dará a garantia de 90 dias pelo feito, até outro problema que venha surgir nesse meio tempo que não seja da alçada dele, e o proprietário acha que seja! Geralmente acham que ao fazer um conserto estão fazendo um seguro total do aparelho.   Parece ao ver do consumidor final, um absurdo, mais ao mesmo colocar a mão nesse , ou outros aparelhos que não foram projetados pelo mesmo e tentar resolver um erro de projeto, mais o risco de comprar peças carimbadas, feita em fundo de quintal(china), aonde o prejuizo será exclusivamente dele, visto que essas peças não tem garantia nenhuma para o profissional, aonde as veses não ficando aos contentos terá que assumir o maior prejuizo em beneficio do cliente. Voce analizando e se coloca na posição de um técnico, veja se é compensador em pegar uma responsabilidade dessas. colocando a mão numa vespera, pra ganhar, perder , até mesmo ser desmoralizado perante a um leigo, que somente acha que que tudo é facil, basta trocar um FUZIL.  Se as pessoas (leigos na área) se colocassem na posição de um profissional e tambem assumindo a responsabilidade de ter apos concluido o conserto a todas as consequencias que poderam surgir somente por ter adentrado na sua oficina, e mesmo a confiança mútua entre os seres humanos estaríamos melhor em concordancias com as situações, e não somente tirar proveito de certas situações!    Nescessariamente em todas as áreas de manutenção. Pois todo conserto é o mesmo que por um filho e esperar 90 dias para ver a conclusão  do feito.


Re: Som Gradiente - ASM890 - Saída TDA8920BJ By: paulo52 Date: 20 Novembro 2009, 13:56
Sabias  palavras  Almeida  ,alem  de  garantir  este  conserto  esta  garantindo  todo  o  aparelho .
Páginas: 1