Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
componente varistor 10D430 esclarecimento By: pretoqueiroz Date: 16 Set 2009, 20:57
Aparelho: componente  
Marca: varistor
Modelo: 10D430
Defeito: esclarecimento


ola a todos.nao sei se o local e o correto para me orientar sobre este componente.
estou com uma tv sony que usa o varistor 10D430,e so consigo o 14D430,posso usar este segundo no lugar do primeiro?obrigado.


Obrigado a quem puder ajudar.
PRETOQUEIROZ

Re: componente varistor 10D430 esclarecimento By: antesateletronica@terra.c Date: 16 Set 2009, 22:14
sem problemas amigo... na verdade pode até sem ele ok?só nao pode colocar com a tençao de trabalho a baixo do original...abraços
Re: componente varistor 10D430 esclarecimento By: marcosbr Date: 16 Set 2009, 22:54
 Aparelho: componente 
Marca: varistor
Modelo: 10D430
Defeito: esclarecimento

Pode 
até sem  ele? ???
Re: componente varistor 10D430 esclarecimento By: antesateletronica@terra.c Date: 16 Set 2009, 23:02
se o mesmo estivér em paralelo com a entrada  AC... sem problemas... amenos que esteja em série com a linha....ou dependendo do aparelho que esta sendo usado... ai muda de figura ok?.... me lembrei deste detalhe grasas ao amigo marcosbr...abraços atodos.
Re: componente varistor 10D430 esclarecimento By: Almeidaf Date: 17 Set 2009, 08:20
fiquei satisfeito com o esclarecmento""profundo"
o original esta ruim?  raro ele dá problema, mais provavel os trs de má procedencia! os capacitores.mais nos  digue o que acontece  para achar que deve trocar esse,     pela voltagem serve!

Re: componente varistor 10D430 esclarecimento By: rickteck Date: 17 Set 2009, 08:37
Serve como proteção de sobre tensão.

Pode deixar sem ele, sempre estará em paralelo com a rede, tanto no AC como no DC.

Mas atenção, o correto é sempre repor este componente, voce encontra em qualquer loja de componentes, é só pedir o varistor de acordo com a tensão da rede.
Re: componente varistor 10D430 esclarecimento By: pretoqueiroz Date: 17 Set 2009, 12:59
Amigos fico feliz por tantos colegas participar do topico.
A troca do varistor e devido ao tutorial que o amigo Stefano vigano escreveu e por sinal muito bom.pois esta fonte esta com os transitores pifados e fusistor aberto tambem como um diodo  D621 bichado,entao queria fazer um limpa na fonte.pois sony por aqui é raro aparecer e nao quero ter dor de cabeça. o referido diodo D621 RGP02-17 nao encontro nem a pau,quem puder da uma olhada no tutorial na pagina 4 onde esta o diodo. se os colegas puder dizer um diodo que possa por no lugar fico grato.
http://www.4shared.com/file/71803883/5c6d2751/TUTORIAL_FONTES_SONY_AA-2B.html

Re: componente varistor 10D430 esclarecimento By: pretoqueiroz Date: 18 Set 2009, 13:00
SOBE,
Re: componente varistor 10D430 esclarecimento By: pretoqueiroz Date: 20 Set 2009, 18:48
up!!
Re: componente varistor 10D430 esclarecimento By: edsontadeu Date: 20 Set 2009, 19:02
ele tem uma funçao especifica no circuito que é de variar a tensao de acordo a temperatura.agora ficar sem ele nunca. pode ate ser colocado o outro que voce se referiu acredito que vai ter pouco influciencia no circuito a diferença de um para o outro 
Re: componente varistor 10D430 esclarecimento By: antesateletronica@terra.c Date: 20 Set 2009, 22:04
 ??? ??? ??? ???
O varistor é um resistor especial que altera a resistência quando a tensão nos seus terminais também é alterada.Um ex: Na placa de controle há um varistor ligado em paralelo com o transformador. O varistor é especificado pelo seu limite de tensão.Vamos supor que seja  Para fornos de 110 V o varistor pode ser de 150 ou 175 V. Nos fornos de 220 V o varistor é de 300 V. Em condições normais de funcionamento sua resistência é muito alta. Quando a tensão da rede fica acima do valor nominal, a resistência do varistor diminui e ele amortece o pico de tensão no primário, impedindo-o de queimar. Quando a tensão da rede ultrapassa o limite do varistor, ele queima (entra em curto) e abre trilha que alimenta o trafo, desligando o forno imediatamente. Portanto o varistor funciona como um dispositivo de proteção do trafo da placa. Porém nada impede do trafo queimar junto com o varistor durante uma sobrecarga violenta no primário.
e nada impede de usar o trafo sem ele...
porem a casos que realmente nessesita deste componente, como tvs,... mas nada que  seja prioridade com ele.
abraços amigo, e espero ter tirado sua duvida sobre este componente ok? fica com deus

Re: componente varistor 10D430 esclarecimento By: antesateletronica@terra.c Date: 20 Set 2009, 22:06
 AH..... me desculpam pela letra em maiusculas ok? nao perssebi ... quando vi ja tinha postado...
peço desculpa a todos por isso.
abraços
Re: componente varistor 10D430 esclarecimento By: pretoqueiroz Date: 21 Set 2009, 12:51
amigo com certeza muito bem explicado,ate mais e fique com DEUS.
Re: componente varistor 10D430 esclarecimento By: marcosbr Date: 21 Set 2009, 14:22
 Muito boa a explicação do Max. Mas seu caso não é forno, e sim uma TV sony.
O varístor tem um certo potencial de condutividade, ou seja, é capaz de deixar passar tensões de até um certo limite (300 Volts por exemplo). A tensão excedente do "ceifamento" é convertida em energia térmica.
O varístor possui também um limite de conversão de energia elétrica em térmica, normalmente medido em J joules. Uma vez excedido esse limite, ou seja, por algum motivo a sobretensão continue por muito tempo, o varístor queima.
Para evitar a queima do varístor por exposição a uma sobretensão acima do tempo suportável, são utilizados fusíveis de proteção, os quais interrompem o circuito (queimam) antes que ocorram danos àquele componente.
Resumindo... Coloque ele, e respeite sempre os fusíveis.
Um abraço.
Re: componente varistor 10D430 esclarecimento By: pretoqueiroz Date: 23 Set 2009, 13:04
Valeu grande MARCOSBR.Fique com DEUS.
Páginas: 1