Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
TV CCE HPS2981 queimando o fly-back. By: Marcos.Val Date: 08 Set 2009, 11:16
TV chegou com o fly-back (TAT2901) estourado. Troquei-o e o TV voltou a funcionar. Depois de uma semana ela retornou com o fly-back estourado. Achei que seria um problema com o próprio fly-back. Após sua troca a TV voltou a funcionar. A imagem estava perfeita tudo normal em sua aparência. Depois de umas 2 semanas voltou com o fly-back estourado de novo. Agora ficou uma dúvida? Será que esse fly-back também tinha problemas, ou o problema está na TV?

Grato por uma sugestão.
Re: TV CCE HPS2981 queimando o fly-back. By: Almeidaf Date: 08 Set 2009, 11:32
se funciona um semana, provavelmete será a marca do fly.observa se as voltgens do +b esteja alta, troque o 2° filtro +b.
Re: TV CCE HPS2981 queimando o fly-back. By: joao batiasta dos reis Date: 08 Set 2009, 11:42
troque o soquete do tubo ok  ele faz este defeito ele pode esta em curto.  troque por um  novo  ok  abraço.
Re: TV CCE HPS2981 queimando o fly-back. By: Marcos.Val Date: 08 Set 2009, 12:12
Muito obrigado pelas dicas. Fiz um pedido de um novo fly-back e depois retorno. Vou checar a fonte e o capacitor citado. Quando ao soquete não acredito que seja o problema, já que o TV funciona com imagem normal, coisa que não aconteceria se o soquete estivesse com problemas. De qualquer jeito agradeço por todas as dicas.
Re: TV CCE HPS2981 queimando o fly-back. By: siatec Date: 08 Set 2009, 19:54
Marcos soh para lembrar quanto ao soquete,.... tem componentes eletromecanicoeletronicos - que eh o caso- que apos funcionamento entran em pane , como dito acima  pelo joao batista nao te custa  subst. pois assim teras a certeza que ele nao eh possivel  defeito ocasionado. de resto teu defeito  provavel filtro como Almeidaf disse , ou  defeito de fonte alta ou do proprio fly .abraços  Siatec
Re: TV CCE HPS2981 queimando o fly-back. By: brunoquarelo Date: 08 Set 2009, 20:07
soquete queimar fly nunca vi isso mesmo em curto TALVEZ ele só estragaria a regulagem de foco e screen. Como o siatec disse num custa nada trocar, um soquete custa só 6 reais

só uma perguntinha basica que marca de fly vc esta usando?

tente pegar de outra marca diferente

a dica do almeida é quentíssima

Re: TV CCE HPS2981 queimando o fly-back. By: antesateletronica@terra.c Date: 08 Set 2009, 20:17
soquete em curto????
Re: TV CCE HPS2981 queimando o fly-back. By: edsontadeu Date: 08 Set 2009, 21:25
alem da troca do soquete voce deve verificar o seguintes componntes

O circuito de ABL é responsável pelo controle automático da corrente de feixe do
cinescópio, sendo que qualquer alteração nessa linha pode provocar um excesso de consumo
por parte do circuito horizontal, danificando o transistor de saída, regulador da fonte, fly back,
veja  r-206  r-413 414  d-201 d-202 c-403- c-404-c-405 c-420
Re: TV CCE HPS2981 queimando o fly-back. By: Eletro-Serv Date: 08 Set 2009, 23:28
Amigos eu sofre bastante com uma tv desta com ela indo e vindo muitas vezes na minha oficina,depois de semanas verificando fonte,hor,etc.
Constatei que era mesmo um cap eletrolitico (seco) de um micro Farad(proximo ao flete que vem da fonte (substitua o mesmo)
  Retorne com o resultado...Valeu.


   Jarbas Santos
Re: TV CCE HPS2981 queimando o fly-back. By: Marcos.Val Date: 09 Set 2009, 11:44
Obrigado pelas dicas, agora bastante consistentes. Estou aguardando o fly-back. Depois retorno. Os ditos cujos são da OMNI
Re: TV CCE HPS2981 queimando o fly-back. By: brunoquarelo Date: 09 Set 2009, 11:48
Troque pelo Brasalva, OMNI é meio duvidoso
Re: TV CCE HPS2981 queimando o fly-back. By: Marcos.Val Date: 28 Set 2009, 12:26
Obrigado pelas dicas. De todas elas encontrei um  eletrolítico C401 (1x160) alterado e a fonte estava com 140V. Regularizadas essas situações coloquei o fly-back e para minha surpresa o C419 (22X250) esquentou e quase explode. Resultado: Fonte que alimenta saída de vídeo derivada do fly-back alterada. Solução: Alimentei esse circuito com a fonte +B (120V) e acrescentei um resistor (10K/3W) em paralelo com o resistor de carga de cada saída de vídeo, para compensar a diferença de tensão. Funcionou. Testei o aparelho por muito tempo e observei as temperaturas do TR saída H. e do fly-back e as achei normais. Liberei o aparelho. Agora estou na torcida!
Nota: O Fly-back colocado foi da JUST. Fiz essa adaptação para agilizar pois para eu trocar de novo o fly-back seria no mínimo mais três dias e o cliente estava impaciente.
Re: TV CCE HPS2981 queimando o fly-back. By: marcosbr Date: 28 Set 2009, 12:46
 Amigo.
O defeito te pedindo para ser retirado, voce faz isto? ???
E ainda chama de adaptação!!!
Voce errou o nome. KKKKKKKKK
O que é que esta havendo com a eletrônica? ???
Re: TV CCE HPS2981 queimando o fly-back. By: RONAN Date: 28 Set 2009, 13:37
Me perdoe Marcos Val, mas eu não aprovo de forma alguma o que vc fez........foi gatilho bem louco e esquisito,........até pra ler eu fiquei tonto...........não posso considerar isso resolvido,.............o forum perderia sua credibilidade se alguém não se manifestasse contra...............se vc ainda não entregou ela para seu cliente,..........desfaça isso rapidamente,..........isso pode te prejudicar,... imagine se daqui a alguns anos esse cliente resolva levar essa tv em outra oficina,..........olha a vergonha que vc vai passar...............e provavelmente desde do inicio poderia ser apenas o fly back, pois essas marcas paralelas tem dado muito problema,.... não faça mais esse tipo de coisa irmão,....... isso pode te prejudicar,.....o cliente se for daqueles bem enjuado pode até tirar uma foto dela e te colocar no procon.........não faça com os outros o que vc não qué que façam com vc.

Vou tirar de resolvidos.
Re: TV CCE HPS2981 queimando o fly-back. By: pedrosana Date: 28 Set 2009, 14:01
Parabéns ao Ronan pela atitude que tomou; isto não pode de maneira nenhuma ser considerado como resolvido....Pedro.
Re: TV CCE HPS2981 queimando o fly-back. By: paulo52 Date: 28 Set 2009, 15:35
Provavelmente  vc  cololcou  o  c419  invertido  .
Gambiarras  não  se  faz  a  não  ser que seja  um  ultimo  recurso  e  acredito  que  não  seja  este  o  caso .
Re: TV CCE HPS2981 queimando o fly-back. By: Marcos.Val Date: 28 Set 2009, 15:44
Foi mal. Não imaginei que isso poderia manchar a reputação deste fórum. Que a moderação me desculpe.
Quanto a adaptação é pura lei de Ohm. No circuito original são 2 resistores em paralelo (15 e 22K). Quando o transistor de saída estiver saturado temos uma corrente de coletor de 0,0246A (220V/8910Ohm). No circuito adaptado a corrente será de 0,0255A (120V/4700Ohm). Eletronicamente falando, qual o risco que o circuito corre com essa alteração? Nenhuma! Esteticamente também a alteração é pouca. Foi interrompida a trilha que liga o pino 9, do fly-back, ao R440 . Depois fiz um jumper do positivo do C417 para o R440. A imagem não apresenta diferença alguma. (tenho pegado algumas tv´s com jumpes e/ou componentes originais por baixo da placa que nota-se claramente não estava no projeto original! Uma adequação do circuito). Continuo achando que o problema era realmente o fly-back. O primeiro que comprei para, apresentou essa mesma alteração (não lembro a marca). Aí foi trocado por da omni, que deu pau. Como a imagem estava normal (brilho e geometria) eu liberei o aparelho. Depois de mais ou menos uma semana deu pau de novo. Por último foi esse da JUST. Façam a conta dos fretes e 2 fly-backs (um deles o vendedor não trocou). Fiquei no prejuízo, pois o serviço foi cobrado no primeiro conserto.

Não é o fim da eletrônica! O sr. que fez a crítica (marcosbr), se fosse na sua oficina o que faria. Devolveria o aparelho para o cliente sem funcionar? Compraria todo o estoque do vendedor para testar os fly's um a um? Ou não teria capacidade de alterar o circuito como eu fiz? Por que você não deu dicas? Será que você nunca fez uma alteração (gatilho) num circuito? Para você ser justo em sua crítica, devia se ater apenas a ética e a estética. Foi justamente o contrário, você falou só do aspecto eletrônico! Será que é porque não entende muito de eletrônica e não percebeu que eu troquei 6 por meia dúzia!?

Saibam que em concordância com o cliente, eu faço qualquer alteração!

Acho legítima a postura do moderador, que depois de lê essa minha resposta, pode (se quiser) deletar todo o tópico, ou apagar apenas essa mensagem. Afinal esse fórum é ótimo e não podemos ficar nos degladiando aqui!


Re: TV CCE HPS2981 queimando o fly-back. By: RONAN Date: 28 Set 2009, 16:15
Nada disso Val, não vou apagar nada, vc foi educado e deu a sua visão ao fato.

Com relação ao que vc fez continuo firme em minha posição, não aprovo o seu ato.

Agente aqui no forum querendo ou não, acabamos criando uma amizade virtual, eu só postei a minha o observação no intuito de preservar  a nossa área (que ja é tão mau vista), ....o forum,.........e vc.........sei que a sua intenção foi boa,.......e vc agiu sobe pressão,.............mas mesmo assim eu digo que foi errado,..............eu até te dou um conselho se vc me permitir,.............casos iguais ao seu, a melhor coisa a se fazer, é:.....ligue pro cliente, peça a ele que vá até a sua oficina, mostre a ele a tv aberta e seja franco com ele,........fale que vc está com problema de material e que o mesmo esta vindo danificado,.......e que vc vai procurar um outro fornecedor,........pergunte a ele se ele qué esperar mais um pouco,..........mesmo que vc esteja duro,.......não transpareça isso pra ele, ...mostre confiança, e fale que se ele desejar vc efetua a devolução do dinheiro,....fale que vc prefere agir assim,.......Val,.........eu te falo que o cara vai sair da sua loja tranquilo e vai te dar o tempo que vc precisa......pois vc foi franco,......................todos nós ja fizemos um recurso aqui ou acolá,..........mas eu confesso que nunca vi ou ouvi falar do que vc fez,......................e digo mais,.......não só a vc,.........mas a todos do forum,........dos fly back's paralelos o menos pior e o da Brasalfa,.........principalmente se vc for usar em 29poleg..........se for comprar tem que ser Brasalfa na pior das hipotizes,.... e não deixe de consultar os preços dos fly back originais,.......já não estão tão caros assim,...lg, cce, sony,..em fim,......esses aqui no Rj,.........eu encontro originais,.......se for usar em 29polg,..........tome atenção,......não coloque Just, XT,...etc,...tem que ser na pior das hipotize o da Brasalfa,..................e se for tela plana,.........hum........ nem Brasalfa resolve,............tem que ser original.

Essa é minha lógica de raciocínio,.....boa tarde.
               
Re: TV CCE HPS2981 queimando o fly-back. By: Marcos.Val Date: 28 Set 2009, 16:26
Boa tarde, Ronan.

Fico feliz que haja gente lúcida moderando esse fórum. Vou monitorar o funcionamento do TV (conheço muito bem meu cliente), caso volte a queimar vou sugerir a troca por um fly-back original. Mesmo assim, para melhorar a imagem do fórum, peça para o marcosbr deletar a mensagem dele e eu (ou você) apago(a) a minha.
Re: TV CCE HPS2981 queimando o fly-back. By: trudes Date: 28 Set 2009, 17:08
 :-[ Caro Marcosval, não preciso postar mais nada além do que o Ronan já descreveu, ele foi exato, e pelo que li, vc entendeu tudo. Mas esse fly, que já não está normal, pode apresentar mais alguma alteração em poucos meses. Pense bem, ele já foi enrolado errado, sabe lá o que irá acontecer. Só estou te dando um toque. Quanto ao seu chará, ele é meio sarcástico as vezes, mas é um excelente técnico e pessoa,  pode te ajudar futuramente. Não queremos ficar puxando a orelha de nenhum dos dois. Um abraço. 
Páginas: 12