Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
teste tiristor By: lenonn Date: 24 Ago 2009, 22:19
Ola colegas! alguem sabe me explicar como testar tiristor com multimetro, digital ou analógico?
fiz algumas pesquisas mas nao fecha com o componente
que é novo se prescisaren de mais alguma informação é só pedir que eu posto
fico no aguardo ok.
Re: teste tiristor By: Almeidaf Date: 25 Ago 2009, 00:25
pelo seu interesse veja ai , clique nesse endereço.

http://www.burgoseletronica.net/testedoscr.htm
Re: teste tiristor By: lenonn Date: 25 Ago 2009, 11:25
Citação de: Almeidaf online 25 Ago 2009, 00:25
pelo seu interesse veja ai , clique nesse endereço.

http://www.burgoseletronica.net/testedoscr.htm
o problema é que este teste nao da certo com os componentes que eu testei novos
Re: teste tiristor By: marcosbr Date: 25 Ago 2009, 11:50
 Amigo, este teste é com o analógico, e depende da pinagem do componente.
Aquela imagem não é regra.
Re: teste tiristor By: jacunda Date: 25 Ago 2009, 12:21
Coloque o mitter na escala de X10K e meça: anodo e catodo nos dois sentidos: o ponteiro não deve mexer em nenhum. Se o ponteiro mexer, o SCR está em curto. A seguir, meça o catodo e o gate nos dois sentidos. O ponteiro só deve mexer num sentido. Se mexer nos dois, ele  está em curto. Se não mexer em nenhum, ele está aberto. Agora faça o teste do disparo: Coloque a ponta preta no anodo e a vermelha no catodo e gate ao mesmo tempo. O ponteiro deve deflexionar. Agora mantenha a preta no anodo e retire a vermelha do gate sem retirá-la do catodo. O ponteiro deverá ficar onde está. Se o ponteiro voltar para o infinito, o SCR está com defeito (não se mantém disparado). Abaixo vemos como é feito o teste:
O teste do TRIAC também é feito na escala de X10K. Medindo entre o MT1 e MT2 nos dois sentidos, o ponteiro não deve mexer. Se mexer, o TRIAC está em curto. Entre MT1 e G o ponteiro só mexe num sentido, igual ao SCR. Porém o TRIAC precisao de uma tensão um pouco alta para o disparo. Portanto com o mitter não é possível fazer o teste do disparo neste componente. O teste do DIAC é feito em X10K e o ponteiro não deve mexer em nehnhum sentido, caso contrário ele estará em curto.
Vê se te serve.
Albino

Páginas: 1