Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
semp toshiba u14 !!! By: edsonmail Date: 19 Ago 2009, 20:55
amigos estou com esta tv na bancada 1490u14 e é assim , fonte parada , ai troquei o srtw 5753 ai colocando a tv na tomada pela primeira vez ela gerou alta mas não ligou o led ascende e apaga , ai notei que descarregando o cap da fonte e ligando novamente ela chega a gerar +b e 12v no regulador de 5 e vai caindo devagar . Desligando o flay a fonte fica normal não cai , então coloquei outro flay e desliguei o vertical , e a tv continua caindo algum amigo tem uma dica boa desse chassi ....
saida hor , acoplador , alguns cap da fonte ja foram verificados e nada





valeuuuu
Re: semp toshiba u14 !!! By: Almeidaf Date: 19 Ago 2009, 21:20
acho que tem algo ai na fonte.veja os filtros dela inclusive o grande.veja c419-  c402-403os filtros pequenos da fonte secundáriaveja deflectora (dificil)


Re: semp toshiba u14 !!! By: amarelo Date: 19 Ago 2009, 22:10
Olá, verifique o zener D876 de 5.6v e o diodo D302 no pino 6 do fly.
peguei um chassis desses com o mesmo sintoma e era esses componentes, espero ter colaborado.
Re: semp toshiba u14 !!! By: edsonmail Date: 20 Ago 2009, 11:14
amigos ainda nada ja verifiquei os diodos e esta normal , e almeida eu não achei estes cap 419,402,403 eles são eletroliticos 884,887,889 eu verifiquei tbm , o engraçado é que se eu tiro a saida h ela nao apaga o led e as fontes nao caem 15v , 20v, 125v estão ok sem a saida h .....

grato............
Re: semp toshiba u14 !!! By: paulo52 Date: 20 Ago 2009, 11:31
So  uma  suspeita  ,  desligue  pino  um  do  varicap  (5v)
Re: semp toshiba u14 !!! By: marcosbr Date: 20 Ago 2009, 13:05
 Me parece que esta fonte não arma sem saida vertical. Troque.
Re: semp toshiba u14 !!! By: cariosvaldo de jesus Date: 20 Ago 2009, 13:18
 :P TRoque o fly back pois já peguei um defeito desse e era o fly back faça um teste retire o fly back e veja se a fonte fica normal  cariosvaldo aracaju e-mail cariosvaldojesus@hotmail.co
Re: semp toshiba u14 !!! By: edsonmail Date: 20 Ago 2009, 13:44
amigos ja desliguei o varicap , saida de audio ,troquei vertical e flayback e nada, só pra reforçar quando tiro fora a saida hor. da pci ou desligo flay a fonte normaliza com eles na pci a fonte acende e apaga o led devagazinho
Re: semp toshiba u14 !!! By: cariosvaldo de jesus Date: 20 Ago 2009, 17:15
ENTÃO O DEFEITO É FONTE TROQUE O REGULADOR VEJAS OS CAPACITORES SE JÁ TROCOU O REGULADOR VEJA OS CAPACITORES SMD ETC...
Re: semp toshiba u14 !!! By: cariosvaldo de jesus Date: 20 Ago 2009, 17:37
troque o foto acropador tanbem
Re: semp toshiba u14 !!! By: csouza Date: 20 Ago 2009, 18:55
O +B 113V retificado em D 883 ao mesmo tempo que alimenta a saída horizontal, leva uma referência via R 830 ao pino 1 do micro onde será monitorado a sobre tensão ( proteção). Esta mesma linha recebe uma amostra do pino 9 do Fly Back, que neste caso se for sentido a presença de +B alto ou algo na deflexão Horizontal em excesso o pino 1 acionará o pino 60 e jogará a fonte para stby em forma de proteção e cortando os 9V do Hvcc partida do oscilador. Sempre que o pino 60 estiver acima de 1 v a fonte vai para stby, seja ao desligar via controle remoto ou por proteção vindo do pino 1, em boas condições este pino trabalha entre 1,4 a 1,7v. Em funcionamento correto o pino 60 fará a condução ou corte do Q 432 que liberará os 9V Hvcc partida do oscilador horizontal, Q405 9V para demais etapa e Q 880 foto acoplador. Fique esperto com R 830, R831, RA16 e CA20 se um deles alterar poderá enganar a proteção com um nível de tensão maior ou menor no pino 1 do micro.
+B 21 V em D 887 será estabilizado pelo Q 430 em 9v, este transistor é aquele famoso que aquece quando diodo D 448 abre. Também será regulado os 5V através do Q 840 que no U 14 R usa um transistor KTC 3209  que entra em curto e manda os 21 volts para frente e faz um grande estrago.
+B 15V em D 885 já é bastante conhecido por dar a maior surra no técnico que deixa a fonte sem funcionar quando o IC saída de áudio abre o bico. Se analisarmos o pino 13 do trafo da fonte é o GND da saída de áudio chamado aqui de S. GND. Se a saída de áudio interrompe esta linha o pino 13 do trafo fica sem ligação e não gera o +B 15V pelo pino 12 e conseqüente deixando sem alimentar o pino 1 do foto acoplador, Q 405, Q 422 Q 423, portanto temos um aparelho morto.
Notem que para fonte funcionar teremos que ter 0V nas bases do Q 432 e Q 880 este ultimo acionará o foto acoplador Q 862 que vai comandar o pino 6 do Q 801 ( STR ) Neste chassi quando vai para STBY a fonte ficará em torno de 80 v.
Tomando as devidas precauções, como a retirada do transistor de saída H e desligar o pino 60 do micro podemos com segurança aplicar um curto a massa na base de qualquer um dos dois transistores Q 432 e Q 880 que saberemos se a fonte estão o.k. ou não.


HORIZONTAL, neste chassi U 14 e nos demais seguintes, foi o maior pepino colhido que deu dores de cabeça, principalmente para os serviços autorizados. Estou me referindo a queima do transistor de saída horizontal BU 808DFI. Já peguei casos em que um coitado havia colocado um dissipador tão grande que teve que amarra-lo a malha do cinescópio pensando ele que fosse falta de dissipação. A queima deste transistor está relacionado com vários fatores e até a qualidade do próprio, quem é autorizado gradiente deve ter uma circular que mostra a comparação de duas fotos informando que o transistor BU808 de um certo lote deve ser desprezado. O dito também é usado por esta e outras marcas. 

Neste chassi U 14, algumas modificações foram implementada pelo fabricante para evitar a queima deste transistor. Acrescentar um capacitor na posição C 463 que não consta no esquema mas, esta previsto na pci, de 100K (smd) na base do Q 404 a massa. Note que poliéster trabalha melhor nesta posição. É importante salientar que nos primeiros lotes deste chassi este capacitor existe somente a posição e nos demais lotes ele existe com o valor de 2k2, na dúvida troque direto por 100K. Outras modificações é alterar o valor de R 426 para 0R47 e retirar o jumper JP 001 na base do Q 404 e, no lugar colocar uma bobina choque chamada TEM 2011 fornecida pelo fabricante cujo código de estoque é 456606, trata se de um choque apenas com ferrite tipo aqueles encontrados nos terminais de transistores. Chamo atenção para não colocar qualquer uma devido o efeito da indutância e como sugestão altere o valor do C 419 de 47/50v para 47/100v. Veja figura 4.

Boa sorte amigo.
Re: semp toshiba u14 !!! By: edsonmail Date: 22 Ago 2009, 11:23
amigos eu ja fiz de tudo , mas deixei ela encostada e segunda eu vou pegala de jeito e retorno ...valeuuuu até mais
Re: semp toshiba u14 !!! By: edsonmail Date: 26 Ago 2009, 14:44
caros amigos , eu peguei esta tv de novo de jeito e não encontro nada de errado, minha duvida é o seguinte o pino 1 do micro monitora uma voltagens e se ela esta alta ela manda o pino 60 para stby só que ela esta com 1v ezato e a tv não fica em stby ela zera a fonte mas se eu desligo o pino um ou o pino 60 a fonte fica normal será que o micro foi pro espaço o micro é (8813CPNG3RP2 ) algum amigo sabe se tem algum equivalente pois tenho uma u14 de 2095 que é´8813CPNG4K95 e um 8873CPBNG6HJ9 alguma luzzz ...


valeuuu
Re: semp toshiba u14 !!! By: jacunda Date: 26 Ago 2009, 15:27
Amigo, troca o capacitor de largura (SINTONIA).
Albino.
Re: semp toshiba u14 !!! By: edsonmail Date: 26 Ago 2009, 17:34
amigos ja troquei e não resolveu , vou devolver a tv pois estou com o serviço acumulando e o cliente tem pressa , então cherguei nessa conclusão .... desculpas e agradesço a todos de coração .....

valeuuuu
Páginas: 1