Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Leds indicadores de tensão - Projeto - AJUDA URGENTE By: rafangelo Date: 19 Ago 2009, 11:33
Amigos, tenho que inserir dois leds em protetores eletrônicos de rede elétrica (tipo régua) que deve funcionar da seguinte forma: Quando a tensão de entrada for 110V o LED3 acende; Quando a tensão de entrada for 220V o LED3 apaga e somente o LED2 fica aceso. Sendo que deve ser um circuito de baixissimo custo, com isso, o uso de CI está descartado

Um amigo meu fez o circuito abaixo, mas está funcionando da seguinte forma:



Led 3 acende quando a tensão é 110V
Led 3 e 2 acende quando a tensão é 220V




O problema é que se o Led 2 queimar, a indicação será 110V pois somente o Led 3 ficará acesso mesmo se a tensão da rede elétrica for 220V.


Como posso resolver esse problema?
Re: Leds indicadores de tensão - Projeto - AJUDA URGENTE By: Claudio Carvalho Date: 19 Ago 2009, 18:29
Caro Rafangelo.
Só por curiosidade, já testou este " esquema ' que postou?
Já o fez na bancada?
Tem um erro de projeto a meu ver, OK!
Cláudio
Re: Leds indicadores de tensão - Projeto - AJUDA URGENTE By: rafangelo Date: 20 Ago 2009, 14:49
Olá Claudio,

O esquema foi testado sim, com variAC. O primeiro LED acende com cerca de 70V e o segundo a apartir de 150V. Qual seria o erro?
Re: Leds indicadores de tensão - Projeto - AJUDA URGENTE By: Claudio Carvalho Date: 20 Ago 2009, 17:17
Rafangelo.
Veja, ao colocar um diodo em uma fase, você corta o pulso da senóide em 50% !
Tem uma r de 12 k, e vai até um zeneer e a uma r de 1k.
Lógico que quando a tensão subir, o zenner corta o excesso, mas  continuará a mandar a tensão que o fará acender sempre, mesmo que desviada para a de 1k a maior tensão!
A meu ver, teria de ser eliminada a outra entrada e isto, você só vai conseguir, se fizer um flip-flop !!!

Cláudio
Páginas: 1