Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Amplificador ciclotron modelo CTPR 800 Funciona 3 uo 4 horas normal depois quei By: Miguel silva Date: 10 Ago 2009, 14:36
Olá Pessoal estou com esse amplificador que coloquei as saidas novas alguns resistores que estavam queimados, conferi tudo pelo esquema. o cursor do trimpot eu deixei no meio funcionou normal sem esquentar a saida; só que depois de umas treis horas de funcionamento queimou a saida. se voce já pegou esse defeito  e passar a dica para min, eu fico muito grato. as caixa de estão normais

Miguel Silva de Rio Real Ba   

Re: Amplificador ciclotron modelo CTPR 800 Funciona 3 uo 4 horas normal depois quei By: tabajara Date: 10 Ago 2009, 18:13
Amigo este trimpot não pode ser mexido pois ele regula a corrente de repouso para ajustar ele vc deve observar o ronco no falante se tiver zoando vc atenua no trimpot tem que ficar sem ruído nenhum pois pode ter sido isso que provocou a queima por aquecimento
outra dica é componentes muito ruim (tipo TaBaJaRa entende hauhau) eu colocaria estes transistores (2sc5200 e 2sa1943 o par) são muito bom mesmo, não queima de jeito nenhum OK :-*
Re: Amplificador ciclotron modelo CTPR 800 Funciona 3 uo 4 horas normal depois quei By: siatec Date: 10 Ago 2009, 20:28
Miguel - este trimpot eh ajuste Ma- ou seja corrente de repouso dos trans de saida de audio-se nao me engeno ai perto de 25- 30ma - nao lembro mas eh mais ou menos isto - se tiver lampada em serie coloque o amperimetro e ajust sem carga, depois trabalhe um pouco com carga e retirando a carga veja qual o Ma que fiucou.voce diz que depois de  4 hrs  queimka a saida, disse que as cxs do cliente -  estao boas, entao eh soh ajustar quiescente mesmo. ou ainda  como disse o colega tabj, os trans sao ruins mesmo, aqueles que trans que foram citados sao otimos. qualquer algo  manda ai.
Re: Amplificador ciclotron modelo CTPR 800 Funciona 3 uo 4 horas normal depois quei By: cleomar Date: 10 Ago 2009, 20:41
caro amigo como miguel falou, ajuste corrente de repouso pelo trimpot, pois foi mexido. alem disso,verifique a polarização entre base e emissor dos transistores de saida se esta entre 0,5v a 0.7 no maximo pois os resistores de polarização estao alterados fazendo os transistores trabalhar com alto consumo de uma olhadinha. ok
Re: Amplificador ciclotron modelo CTPR 800 Funciona 3 uo 4 horas normal depois quei By: Expedito da eletronica Date: 11 Ago 2009, 08:23
Olá amigo.eu tambem ja peguei este defeito fiz tudo isso que esta especifido acima. e não resolvir. conversando com um amigo pediu que ligasse na caixa de som mais sem ligar o audio e aumentasse assim menos de meio volume, e encostasse bem ouvido no falante. e ouvisse um zummmmmmm!!!!!!! no fundo mesmo baixinho.  (trocasse os capacitores de fonte e a ponte retificadora) fiz isso!!! batata, na letra. pra num esquecer anotei no meu cadeno de dicas....  :-X :-X  abraços!!!!!!!
Re: Amplificador ciclotron modelo CTPR 800 Funciona 3 uo 4 horas normal depois quei By: Almeidaf Date: 11 Ago 2009, 08:35
 
tem que ver tambem alem do consumo, pois se for muito pequeno vai ficar com um som sem força.não vai esquentar, mais audio ruim.(pois os trs não daram o máximo de rendimento.

veja tambem o equilibrio dos dois trs de saida, pois se estiverem desequilibrados, um vai entrar em curto e levará o outro tambem!
e tmbem a qualidade dos trs. (como ja foi antecipado acima
mais se estiver tudo certo até esse original funcionará bem.

Re: Amplificador ciclotron modelo CTPR 800 Funciona 3 uo 4 horas normal depois quei By: naldo.oc@hotmail.com Date: 11 Ago 2009, 12:59
verifique os resistores que vam a base dos transistores de saida se tem algum alterado.
quando tem algun alterado causa a queima das saidas de som.
Re: Amplificador ciclotron modelo CTPR 800 Funciona 3 uo 4 horas normal depois quei By: DJ.reinaldo Date: 17 Ago 2009, 20:49
ermaõ pelo que vc relata o defeito não é de componente avariado...mai sim de algum lapso na hora de consertar o aparelho..verifique se os diodos que regulam a corrente quiecente..eles deven estar encostados no dicipador de calor..e untados com pasta térmica...faça um teste ligue o amplificador se caixas..não coloque nada nem na entrada nem na saida..deixe ligado por mei-hora..após verifique se está esquentando a saida!se estiver verifique se há mais algum componente avariado junto a saida de som.
Re: Amplificador ciclotron modelo CTPR 800 Funciona 3 uo 4 horas normal depois quei By: DE ASSIS Date: 17 Ago 2009, 21:22
Amigo, estou de total acordo com as observações que os colegas ja citaram mas não podemos esquecer tambem quanto a qualidade dos transistores usados, pois ja trabalhei com venda de componentes e tem muito ching-ling distribuido no comercio...inclusive o 5200/1943...observe o acabamento do transistor, tem que ser perfeito...no mínimo.
Re: Amplificador ciclotron modelo CTPR 800 Funciona 3 uo 4 horas normal depois quei By: DJ.reinaldo Date: 17 Ago 2009, 21:34
eu concordo com o amigo só que em 18 anos como tec em eletronica ..por isso acho que se fosse o caso não levaria quatro horas para queimar..e em mais eu naõ verifiquei o esquema mais acho que a saida desse ciclotrom dese seralgum transistor 2n6510 da vida ou equivalente e tem mais mesmo que fosse 2sc ....a voltagem desse aparelho não passa dos 65 volts..naõ é o suficiente par queimar. :laugh:
Re: Amplificador ciclotron modelo CTPR 800 Funciona 3 uo 4 horas normal depois quei By: Canmeira Date: 18 Ago 2009, 13:12
Miguel,

Concordo com o Reinaldo com relação ao substituto, e acredito que o 2N3055 pode substituir o componente, uma vez que você vai ter dificuldades para adaptar o que foi sugerido, principalmente porque os 4 são NPN, conforme esquema, e o formato desses componentes é diferente.



BOA SORTE!!!!
Re: Amplificador ciclotron modelo CTPR 800 Funciona 3 uo 4 horas normal depois quei By: DJ.reinaldo Date: 20 Ago 2009, 13:32
olha a coisa é simples..oc transistores não podem ser os famosos 2n3055,pois os mesmos só suportam de coletor a emisor 45volts,então tem que ser 2n6510,que é o original ou 2n3773,que substitui.observe se o resistor que esta em série com os diodos  que vão da base do tip 29 abase do tip 30.este resistor tem o valor de (4r7) e é comun trocarem por (47r) .ligue uma lampada  de 100wts em série com o aparelho,ligue o mesmo sem caixas...ligue o multimetro na saida na escala  minima de volts dc..regule o trimpt de 100r até obter a menor voltagem.após isso com a saida já revisada tenho serteza que o amigo vai parar de sofrer..há lembrando que se o problema fosse nos diodos da fonte ou capasitores de filtro da fonte o amplificador não queimaria a saída e sim o fusível da entrada de energia...qualquer dúvida meu email é reinaldomaciel21@hotmail.com ,estou a disposição para ajudar...boa sorte..que DEUS o abêmçõe.
Páginas: 1