Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
Tv semp toshiba 2998(F) Lem 3 By: eletronica lima Date: 29 Julho 2009, 23:07
Ola amigos boa noite ésta é minha primeira  visita neste forum.Gostaria muito de fazer parte desta equipe.
Mas no momento o que me traz aqui é um pequeno problema com esta tv.
Ela estava com saida vertical (TDA9309 em curto.
Apos atroca tv voltou a funcionar mas com um borro verde na imagem
O borro fica em torno das pessoas ok.Aparece normal mas borrado de verde .Entrei no modo de service pra tentar concertar naum concegui i alem do mais mechi em alguma funçäo do modo de service que agora sumiu o som da tv .Entäo agora säo dois defeitos que peço a voces que me ajudem a solucionar este problema ok.
Atenciosamente muito obrigado pela recepçäo.
Aguardo boas noticias desta tv .Abraços e boa noite.Cleber Lima .



Re: TV semp toshiba model-2998(f) Lem 3 By: Canmeira Date: 29 Julho 2009, 23:23
Prezado colega,

Acredito que o primeiro passo é baixar o esquema e verificar os dados da memória:

 

A partir daí verificar com dicas de outros colegas um caminho para a correção do defeito primário dessa TV, já que essa não é muito minha área.



BOA SORTE!!!!
Re: TV semp toshiba model-2998(f) Lem 3 By: marcosbr Date: 29 Julho 2009, 23:52
 Amigo, bem vindo ao fórum. Como se registrou hoje, assim que tiver um tempo de uma olhada aqui: http://www.tectonny.com/forum/index.php?action=help
Quanto aos defeitos. Verifique se ligou a desmagnetizadora,  se o tubo está magnetizado, descreva se o borrado é somente uma sombra verde na silhueta, ou se é fixo.
O manual que o amigo Carlos te passou, deve ter a tabela de ajuste.
Sempre que entrar em modo serviço, anote tudo que foi alterado. Evita este problema.
Qualquer duvida, retorne.
Um abraço.
Re: TV semp toshiba model-2998(f) Lem 3 By: naldo.oc@hotmail.com Date: 30 Julho 2009, 07:17
meu amigo verifique od eletrolas prox ao vertical e a placa de rgb, quanto ao som entre no modo de serviço e ajuste a opçao OPT2.
ABRAÇOS

Re: TV semp toshiba model-2998(f) Lem 3 By: eletronica lima Date: 30 Julho 2009, 21:11
Ola amigo boa noite .
Eu entrei no modo de service e tudo la ta como no manual .
So que minha duvida é que na tv tem mais funçöes que no manual ok.
Tanto no modo  S  como no  D  esta normal .
Gostaria se alguem por ventura tenha um tv deste em mäos e me passe as configuraçöes corretas ok.
Agora quanto o fato de estar verde é como se foce uma tv antiga que voce almenta a cor no ultimo .
Ate que a cor fica saturado principalmente o vermelho que predumina mais.
So que no meu caso é o verde que naum concigo tirar a saturaçäo .
SE uma pessoa na tv esta com umas roupas verdes o verde fica mais saturado .
mas ela naum estava assim .Foi so trocar saida vertical e voltou assim .
Quanto au som ainda continua sem som.
Abraços .

Re: TV semp toshiba model-2998(f) Lem 3 By: raiodesoltec Date: 30 Julho 2009, 21:49
Olá,
amigo o audio vc deve ter desconfigurado a opção no modo de serviço D
Antes de procurar o problema verifique se não sumiu do menu  controle de graves e agudos na tela...se sumiu e ela for versão estereo o problema está no opt 1 , suba até numero 89 a configuração no opt1.
quanto a cor é tipo espandindo? ou com a imagem com contraste baixo também dá esse sintoma? ou é como se fosse aquelas tvs antigas com a convergencia totalmente fora uma delineação mesmo, se ela estiver com contraste muito excitado pode borrar a imagem, verifique a linha do abl que sai do fly back pois pode ocasionar falta de contraste e em alguns modelos excitação demasiada...
se esse defeito for uma delineação tipo convergencia teria de ser ou no verde apenas, ou no azul apenas, ou no vermelho apenas... se ocorrem com todas as cores verifique também o capacitor eletrolítico que filtra os 180v que sobem para o rgb, tensão de filamento se não está baixa, de umas dicas de como está esse aparelho para podermos melhor ajudá-lo.
abraço!!!
Re: TV semp toshiba model-2998(f) Lem 3 By: eletronica lima Date: 30 Julho 2009, 22:11
Ola amigo boa noite .
Depois que troquei a saida vertical naum mechi em nada mais ok.
Agora vou fazer isto que voce passou .
Assim que tiver uma posiçäo informarei voces ok.
Atenciosamente obrigado.Cleber.
Re: TV semp toshiba model-2998(f) Lem 3 By: eletronica lima Date: 30 Julho 2009, 22:56
Ola boa noite.
Agradecendo o amigo da autorizada.
O audio ja resolvi.Era mesmo aconfiguraçäo.
Subi no modo (D) ate o numero 89 e voltou normal.
Quanto a cor estava reparando que naum é borrado mas sim convergencia no verde e vermelho .
Agora olhando e reparando no escuro vi que é como se pegace um pincel mais ou menos de um centímetro  e contornace em volta das pessoas .
na cor verde que é mais forte .
O vermelho é mais pouco.
Quem sabe agora agente resolve este problema.
Mais uma vez obrigado .Cleber
Re: TV semp toshiba model-2998(f) Lem 3 By: eletronica lima Date: 31 Julho 2009, 17:17
Ola amigos boa tarde.
Desculpa ficar perguntando toda hora mas é que este caso é urgente.
Desconcidere tudo que foi dito ate agora sobre esta tv.
Na verdade ele esta assim !
A cor verde fica espandindo sobre a imagem.
As outras cores estao normais .
Obs.Quando diminuo o screem no flay-back .
O verde fica normal so que o vermelho fica mais forte por que fica mais escuro .
Mas na posiçäo normal naum tem jeito de tirar este ecessso de verde .
Do jeito que esta ela esta meio avermelhada uma imagem diferente que a toshiba costuma ter .
A imagem da toshiba é ecelente.
Agora com este problema no verde alem do verde as cores ficaram meio que sem foco ou contraste ficou meio estranho .
O galera da uma força pra mim ai ok .Obrigado Cleber .
Re: TV semp toshiba model-2998(f) Lem 3 By: brunoquarelo Date: 31 Julho 2009, 17:20
ja testou em outro tubo?

como ela fica sem cor?

fica um preto e branco normal?

se o seu tubo for da marca samsung desconfie dele
Re: TV semp toshiba model-2998(f) Lem 3 By: marcosbr Date: 31 Julho 2009, 17:47
 Desligue a tela azul, coloque o aparelho em AV e ajuste o scren, devagar, até não ver nenhum retorno. Volte.
Entre no modo de serviço e ajuste o equilíbrio de branco. (RGB)
Anote tudo antes, voce ja viu como é.
Não estou com o esquema, mas antes de tudo, troca este capacitor do +180V e aqueça o aparelho pelo menos 2 minutos.
Se não resolver comece a pensar no tubo.
Um abraço.
Re: TV semp toshiba model-2998(f) Lem 3 By: raiodesoltec Date: 31 Julho 2009, 22:43
oi amigo fico contente em ter ajudado...
quanto a cor, vejamos ela utiliza anel de convergencia no tubo?
se sim ele não está quebrado ou moveu-se acidentalmente?
esse televisor ja não levou alguma queda que possa ter afetado o posicionamento da grade do tubo internamente, vc chegou a ver a imagem dessa tv antes e ela estava boa? creio que esteve televisor ja tinha esse problema provavaelmente por umas das causas que citei e nada tem a ver com o defeito inicial da queima do vertical... procure corrigir reajustando e/ou trocando o anel de convergencia, verifique se essa defletora não tem sinal de ter sido trocada... abraço e aguardo!
Re: TV semp toshiba model-2998(f) Lem 3 By: sitri Date: 01 Ago 2009, 01:07
hola amigo una forma de descartar la pantalla, es katodo x katodo osea toma una resistencia de 10K y conectala , una punta al katodo azul y la otra punta a tierra, debe pronunciar el azul y sigue con el rojo y el verde, si todos tiene la misma intensidad la pantalla esta OK, si un color es mas bajo que otro, eso quiere decir que la emision de ese katodo esta bajo, prueba y saludos
Re: TV semp toshiba model-2998(f) Lem 3 By: eletronica lima Date: 01 Ago 2009, 08:57
Ola bom dia .
Respondendo a pergunta do colega da especializada.
Esta tv estava somente com saida vertical em curto.
Imagem perfeita e naum tinha convergencia estava tudo ok.
Ai ela ficou parada uma semana.
Depois troquei a saida e voltou desta forma .
Gostaria de saber com os amigos se tem como mandar umas fotos desta imagem pra voces ter uma noçäo de como ela esta ok.
Atenciosamente obrigado e aguardo resposta .
Re: TV semp toshiba model-2998(f) Lem 3 By: raiodesoltec Date: 01 Ago 2009, 09:08
Ok lima, manda no meu email as fotos...é raiodesoltec@cdmil.com , aguardo!!!
Re: TV semp toshiba model-2998(f) Lem 3 By: brunoquarelo Date: 01 Ago 2009, 10:43
aletronica lima imagem não se manda ao e mail de ninguem, o correto é postar aqui no tópico


para postar é só clicar em:

responder>opções adicionais>procurar
Re: TV semp toshiba model-2998(f) Lem 3 By: francisco Date: 01 Ago 2009, 11:24
amigo o bruno já mencionou que o tubo pode está fazendo este defeito faça o teste em outro tubo,
Re: TV semp toshiba model-2998(f) Lem 3 By: eletronica lima Date: 01 Ago 2009, 14:05
Ola amigos do forum me desculpem é que estou me acostumando ainda com as coisas poraqui ok.
Segue entäo as fotos de imagens desta tv ok
Gostaria tambem que se alguem tiver uma tv desta funcionando belezinha passe pra mim as configuraçöes da memoria modo   S  e   D  por que tenho o esquema mas se regulo pelo esquema de toda maneira sempre fica uma cor mas forte ela naum fica com aquele cinza e branco bonito!ou vermelhada ou azulada ou vedeada sempre assim .
O tubo tem todas as cores normais e testei e esta ok.
Re: TV semp toshiba model-2998(f) Lem 3 By: raiodesoltec Date: 01 Ago 2009, 14:35
Amigo o tubo da tua tv está cansado já...
fica constatado ao ver a expansão das cores principalmente em imagens mais claras...
troque o tubo e verás que está resolvido o "defeito" que vc visualiza...
abraço!!!
Re: TV semp toshiba model-2998(f) Lem 3 By: eletronica lima Date: 01 Ago 2009, 16:22
Ola boa tarde .
Onde encontrar este cinescopio?
Eu naum tenho nenhum de reposiçäo.
Pode ser novo ou semi novo em bom estado de concervaçäo.
E sendo assim para naum postar mais topicos desta tv o que tenho que fazer?
Por que fica claro entäo que cinescopio naum esta bom .
Sendo assim eu agradeço a todos e que deus ilumina o caminho de voces e aguardo uma ultima resposta sobre onde encontrar cinescopios.Abraços e muito obrigado.
Páginas: 12