Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
(RESOLVIDO) TV Gradiente Next 29L Inoperante. By: Ricardo F. F. Date: 23 Julho 2009, 15:58
Aparelho: TV
Marca: Gradiente
Modelo: Next 29L
Defeito: Inoperante


Boa tarde.
Estou com uma TV gradiente Next 29L que está inoperante. Já troquei o regulador, testei todos os resistores, semicondutores, e todos os outros componentes da fonte. E nada. Não acende nem o LED de stand-by.
Só tem os 300V no pino 3 do reg. STR-F6656. E no pino 4 tem 13V oscilantes.
Já desliguei o horizontal e nada. Todos os fusíveis estão ok.
Testei os dois fotoacopladores e estão bons.
Pelo que o cliente disse, voi quando faltou luz. Quando voltou a TV não ligou mais.
Não estou conseguindo achar esse defeito em nenhum banco de defeitos.
Agradeço qualquer ajuda.


Obrigado a quem puder ajudar.
Ricardo


Defeito solucionado.

Solução: troca do capacitor eletrolítico C808 (100uF / 35V).

Re: TV Gradiente Next 29L Inoperante By: rickteck Date: 23 Julho 2009, 18:29
Ja resolvi um caso deste onde tive que atualizar o micronas....

Mas tente regravar a EEPROM a principio.

Re: TV Gradiente Next 29L Inoperante By: Ricardo F. F. Date: 24 Julho 2009, 10:19
Olá Ricardo.
   Em verificações que fiz com o multímetro, está aparentemento tudo ok com os componentes da linha de 5V e +B.
   Porém, para que a memória funcione, teria que ter pelo menos a tensão de entrada da mesma.
Já verifiquei todos os resistores, diodos e fusistores envolvidos na fonte primária e secundária.
Não deveria ter alguma tensão no secundário? Pois nada passa pelo trafo da fonte.
Só tem os 300V no pino 3 e 13V oscilantes no pino 4 do reg. STR-F6656. Não tem nenhuma tensão em toda a placa.
Acho que a fonte deveria funcionar primeiro para poder alimentar os circuitos secundários. Pois mesmo no ato que se liga na tomada, não aparece nem pico no secundário.
Obrigado pela atenção.
Re: TV Gradiente Next 29L Inoperante By: RONAN Date: 24 Julho 2009, 11:42
Bom dia.

Veja amigo Ricardo F.F,......realmente é um pouco comum o rompimento de dados nos micronas (principalmente nas gradientes), tendo como solução a regravação do mesmo, (como bem disse teu chara)................mas só poderiamos suspeitar dele, caso tenha alguma tensão no secundário, ou no mínimo essas tensões (secundário) teriam que aparecer e sumir (no ato de liga-la),......ou seja, se ao liga-la (tv) as tensões no secundário aparecerem e sumirem (em segundos), ficaria caracterizado que possa ser o micronas, ou, até mesmo uma proteção sendo ativada (ex: vertical),...... agora se realmente não aparece nada, nem no momento de liga-la (não deixe verificar isso),..... fica caracterizado que o problema está no primário ou na linha do foto acoplador.

 Veja essas ilustrações:





Re: TV Gradiente Next 29L Inoperante By: marcosbr Date: 24 Julho 2009, 11:46
 Eu tive um problema parecido, e troquei o STR.
Um abraço.
Re: TV Gradiente Next 29L Inoperante By: Ricardo F. F. Date: 24 Julho 2009, 15:48
Defeito solucionado.

Solução: troca do capacitor eletrolítico C808 (100uF / 35V).

   Muito obrigado Ronan. Preciso perder o hábito de testar alguns componentes. Tem que trocar mesmo estando aparentemente bom no teste. Foi só trocar e ficou blz.
Os foto acopladores eu já tinha feito o teste com dois multímetros e estavam ok.

Marcos, O STR foi a primeira coisa que troquei. Mesmo assim, tbm. agradeço pela atenção.
Re: (RESOLVIDO) TV Gradiente Next 29L Inoperante. By: RONAN Date: 24 Julho 2009, 16:07
PARABÉNS AMIGO........

..........Obrigado pelo retorno...............

Re: (RESOLVIDO) TV Gradiente Next 29L Inoperante. By: Ricardo F. F. Date: 24 Julho 2009, 17:05
Ronan,
   Eu é que te dou os parabéns.
   Esqueci até de comentar sobre o capricho seu em destacar partes do esquema e até pintá-las, para realçar os componentes.
   Obrigado mesmo.
   Tenha um bom final de semana.
Páginas: 1