Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
RÁDIO GRAVADOR TOSHIBA RG-8155CD Gravação baixa By: mateusmm Date: 18 Julho 2009, 18:56
Aparelho: RÁDIO GRAVADOR
Marca: TOSHIBA
Modelo: RG-8155CD
Defeito: Gravação baixa


Notei que o aparelho está gravando fitas K7 muito baixo, já limpei o cabeçote mas mesmo assim a gravação é ruim. Em todas as fitas que tento, ele grava baixo, tanto do rádio como do CD. Ele reproduz fitas maravilhosamente, com o som alto e definido, mas grava ruim. Lembro que tinha um rádio AIWA e este gravava fitas com uma qualidade maravilhosa, o som bem alto, e definido. Existe algum tipo de controle que eu possa alterar que faça o som gravar em fitas com um áudio mais alto?


Obrigado a quem puder ajudar.
Mateus Marques Martinelli

Re: RÁDIO GRAVADOR TOSHIBA RG-8155CD Gravação baixa By: Almeidaf Date: 18 Julho 2009, 19:32
provavelmente esse cabeçote esta gasto, coloque outro.
veja a polarização de bias.
Re: RÁDIO GRAVADOR TOSHIBA RG-8155CD Gravação baixa By: mateusmm Date: 19 Julho 2009, 02:13
Então, é sobre o bias que eu acho q resolvo o rpoblema, mas como que eu verifico a polarização/ajusto o bias?
Re: RÁDIO GRAVADOR TOSHIBA RG-8155CD Gravação baixa By: mateusmm Date: 19 Julho 2009, 17:46
Eu troquei o cabeçote, o som melhorou na reprodução, a gravação continua baixa.
Como que eu verifico a polarização bias?
Porque os sons da AIWA são os que gravam a fita mais alto?
Re: RÁDIO GRAVADOR TOSHIBA RG-8155CD Gravação baixa By: Almeidaf Date: 19 Julho 2009, 17:58
 Pelo esquema,  veja aonde esta o oxilador , """e se ele está funcionando """, vai graduando a voltagem que incide em cima do cabeçote.( na gravação) ..  isso é por tentativas vai ajustando ,Marque a voltagem inicial,  (ac)  para nao se perder,   depois ajuste o tripot  se tiver ou a bobina oxiladora para menos e depois para mais vai marcando a voltagem para saber qual excitou melhor! e gravando, voce perceberá  o ponto melhor (já que pelo esquema nao tem essa indicação).

                               mais esse som é toshiba.
Re: RÁDIO GRAVADOR TOSHIBA RG-8155CD Gravação baixa By: antesateletronica@terra.c Date: 19 Julho 2009, 18:35
amigao com sertesa vc resouvera seu problema com as dicas do amigo almeidaf, porem nao se esqueça de trocar a cabeça desmagnetizadora ok?veja se ela é indutiva ou magnetizada, ela pode nao estar apagando direito as bias tornando o sinal duplo,...asim permaneçendo baixo a reproduçao da garavaçao ok?
Re: RÁDIO GRAVADOR TOSHIBA RG-8155CD Gravação baixa By: mateusmm Date: 19 Julho 2009, 22:42
Bem, primeiramente obrigado. Olha, eu entendo muito pouco sobre eletrônica, seria possível reescrever as dicas de uma forma mais fácil de ser seguida?
No momento não tenho chaves para abrir o aparelho (meu pai as levou).

Agora que o usuário falou sobre que o problema poderia ser a cabeça de apagamento, fui ver e verifiquei que ela é magnetizada (não há qualquer tipo de fio conectado a ela) e aquela faixa preta que tem nela, está quase toda apagada e com aspecto sujo. Vou trocar e ver se resolve.

A dica q vc passou serve pra aumentar o som da gravação?
Re: RÁDIO GRAVADOR TOSHIBA RG-8155CD Gravação baixa By: mateusmm Date: 19 Julho 2009, 22:51
O problema é que joguei fora as cabeças de apagamento que tinha de outros rádios e agora estou sem. Não encontro lojas que as vendem. (ô interiôr bão)
Não tem alguma forma de eu limpa-la ? Apesar dela estar gasta, não está áspera.

Uma coisa que esqueci de dizer, esse aparelho sempre gravou fitas com som baixo. Mas antes até que o som era melhor. De uma forma mais simples, qual trimpont eu posso girar para que o som de gravação aumente?


Re: RÁDIO GRAVADOR TOSHIBA RG-8155CD Gravação baixa By: mateusmm Date: 19 Julho 2009, 22:54
desculpem-me de minhas pérolas
Re: RÁDIO GRAVADOR TOSHIBA RG-8155CD Gravação baixa By: antesateletronica@terra.c Date: 20 Julho 2009, 22:11
ok amigo, veja bem,...se outro cabeçote de apagamento servir vc pode colocar ok? basta ver se ele se  encaixa, pois todos atuam da mesma forma ok> abraços, e espero q seja isso o seu problema amigo.
Páginas: 1