Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
TV Mitisubishi TC1492 Croma (vermelho e verde puxando para o amarelo) By: heliorfm Date: 03 Julho 2009, 12:59
Aparelho: TV
Marca: Mitisubishi
Modelo: TC1492
Defeito: Croma (vermelho e verde puxando para o amarelo)


Boa tarde, este aparelho apresenta a imagem com o rosto das pessoas puxado para
o amarelo e o verde também não está normal.
Troquei linha de atraso,cristal,capacitores de .01, verifiquei as tensões nos pinos referente a croma e nada está a anormal,por desencargo de consciência verifiquei as emissões do canhões que estão normais.
Por favor algum colega teria alguma dica para que eu possa continuar a pesquisa.
Um abraço


Obrigado a quem puder ajudar.
Helio Roberto
::)
Re: TV Mitisubishi TC1492 Croma (vermelho e verde puxando para o amarelo) By: trudes Date: 03 Julho 2009, 13:10
Este chassi usa uns capacitores eletrolítico que costumam vazar em várias partes do chassi, aqueça a placa com um secador para ver se minha suspeita é válida.
Re: TV Mitisubishi TC1492 Croma (vermelho e verde puxando para o amarelo) By: marcosbr Date: 03 Julho 2009, 13:14
Quando você ajusta o balanço de branco, automaticamente notará alteração na croma.
Dependendo da idade do tubo. Ajuste o equilíbrio com um pouco de croma, sempre prestando atenção no fundo. (uma imagem preta, tem que ser preta.)
Lembre se que no geral, o cliente vai assistir a TV colorida, sempre com cor.  :o
Um abraço.
Re: TV Mitisubishi TC1492 Croma (vermelho e verde puxando para o amarelo) By: heliorfm Date: 03 Julho 2009, 15:02
Não creio que seja ajustes de croma, é que não consigo explicar , a grosso modo é que como se as pessoas estivessem com o rosto amarelo(hepatite) e o verde também puxa um pouco para o amarelo.Infelizmente não tenho recursos para postar a imagem
para que possa entender o que quero explicar.Com relação aos capacitores vazados vou fazer o que me indicou.
Helio Roberto
Re: TV Mitisubishi TC1492 Croma (vermelho e verde puxando para o amarelo) By: marcosbr Date: 03 Julho 2009, 15:22
 Bom, se nem você soube explicar... Amarelo hepatite eu não sei o que é.
Baixe o esquema e verifique o demodulador.
Um abraço.
http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,startdown/id,1020/
Re: TV Mitisubishi TC1492 Croma (vermelho e verde puxando para o amarelo) By: heliorfm Date: 03 Julho 2009, 16:34
Desculpe por não conseguir explicar , porém fico muito feliz pela sua ajuda.
Helio Roberto
Re: TV Mitisubishi TC1492 Croma (vermelho e verde puxando para o amarelo) By: trudes Date: 03 Julho 2009, 18:10
Helio, a imagem sem cor está preto e branco?
Re: TV Mitisubishi TC1492 Croma (vermelho e verde puxando para o amarelo) By: heliorfm Date: 14 Julho 2009, 13:52
Trudes , a imagem está avermelhada em p&b.Vou tentar explicar abaixo como está a croma.
Emissão dos canhões está ok.
Tom da pele está amarelado
Vermelho puxa para amarelo
Azul puxa para lilás
Amarelo está esverdeado
Verde normal ; espero que desta vez consegui explicar.
Helio Roberto
Re: TV Mitisubishi TC1492 Croma (vermelho e verde puxando para o amarelo) By: marcosbr Date: 14 Julho 2009, 14:17
 Roberto, sua TV é de 14", para acabar com a duvida, teste em outro cinescópio. Este é melhor teste de emissão.
Veja que até sem croma, o RGB não está normal.
Re: TV Mitisubishi TC1492 Croma (vermelho e verde puxando para o amarelo) By: trudes Date: 15 Julho 2009, 10:36
Helio, me parece que esta tv está verde e rosa (mangueirense hehehe), isto é característica de defeito na chave PAL. Observe o circuito entre os pinos 27 e 34 do IC201, veja, o sinal sai do pino 34 e vai ser entregue ao IC pelos pinos 27 e 28 já como R-Y e B-Y atrasados um em relação ao outro. O que acontece é que esse circuito não está fazendo isso. Se vc já tirou a dúvido sobre o tubo, verifique todo o circuito entre esses pinos.
Re: TV Mitisubishi TC1492 Croma (vermelho e verde puxando para o amarelo) By: PESIGMA Date: 15 Julho 2009, 11:17
colega vou tentar te ajudar , em primeiro lugar tire totalmente a cor
e deiche preto e branco,
agora veja a imagem preto e branco geralmente tente ao cinza certo.
veja se consegue uma cena parada tipo gerador de barra.
lebrando que a troca da caixinha azul, nnao resolve porque,a imagem preto e branco nao casava com a colorida, ou seja a cor deslocava levemente para direita,isto ococrre devido a diferença entre as repotas de frequencia do sinal y 4,2mhz e do sinal diferença de cor1,3 mhz, ai esta caixinha foi colocada para atrasar um pouco o sinal de luminancia em 600na ou 0,3 microsegundos para corrigir este problema,.
no esquema provavelmente tem as tensoes de emisor verif antes de fazer outro procedimento, caso esteja correta, tire a cor e veja qual a cor que esta predominado ai veja com carinho, no trimpot tente deichar o mais proximo de cinza,veja a tensao de filamento e veja se a posibilidade de aumentar 1 volts,voce tem o diagrama de cromaticidade ele ajuda muiot neste caso o amarelo esta em 570 micro segundos indo em direçao ao vermelho,bom se tiver gerador de barra ai fica visivel o defeito, e voce ajusta ate o melhor possivel
tire o soquete e limpe os terminais do tubo, troque o soquete por novo,tambem ajuda , eu ja apanhei com uma sharp, tem que ter paciencia. senao fica doido boa sorte. camarada.
Re: TV Mitisubishi TC1492 Croma (vermelho e verde puxando para o amarelo) By: heliorfm Date: 15 Julho 2009, 13:41
Excelente as duas últimas ajudas!Ontem a noite verifiquei com cuidado e vi que o ajuste de cinza fica ok fechando o croma.
Hoje vou ver com calma as ajudas e depois passo a resposta.
Um abraço
Helio Roberto
Re: TV Mitisubishi TC1492 Croma (vermelho e verde puxando para o amarelo) By: marcosbr Date: 15 Julho 2009, 16:14
 Pensei que ja tinha visto.
Citação de: marcosbr online 03 Julho 2009, 15:22
Bom, se nem você soube explicar... Amarelo hepatite eu não sei o que é.
Baixe o esquema e verifique o demodulador.
Um abraço.
http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,startdown/id,1020/

Re: TV Mitisubishi TC1492 Croma (vermelho e verde puxando para o amarelo) By: heliorfm Date: 15 Julho 2009, 17:05
Me desculpe Marcos mas eu verifiquei sim , porém vou dar uma outra olhada pois tenho andando meio desatento.
Espero até segunda-feira ter resolvido este pepino , se eu tivesse osciloscópio seria mais fácil.
Helio Roberto

Re: TV Mitisubishi TC1492 Croma (vermelho e verde puxando para o amarelo) By: heliorfm Date: 21 Julho 2009, 14:08
 ::) ::)Boa tarde , verifiquei todo o circuito citado pelos colegas,troquei todos os capacitores,levantei os resistores,testei o circuito em outro tubo,linha atraso; faltou o circuito integrado que estou a procura. ::)
Um abraço
Helio Roberto
Re: TV Mitisubishi TC1492 Croma (vermelho e verde puxando para o amarelo) By: brunoquarelo Date: 21 Julho 2009, 14:09
e os trimpot's de ajuste de RGB como estão?
Re: TV Mitisubishi TC1492 Croma (vermelho e verde puxando para o amarelo) By: heliorfm Date: 21 Julho 2009, 14:35
Estão ok...
Re: TV Mitisubishi TC1492 Croma (vermelho e verde puxando para o amarelo) By: brunoquarelo Date: 21 Julho 2009, 17:25
helio tenta tirar uma foto da imagem desta tv para ficar mais facil termos raciocínio
Re: TV Mitisubishi TC1492 Croma (vermelho e verde puxando para o amarelo) By: heliorfm Date: 22 Julho 2009, 13:50
Bruno arrumei um CI e vou por no lugar , caso fique do mesmo jeito coloco a foto.
Depois me explica como faço para colocá-la.
Um abraço
Helio Roberto
Páginas: 1