Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
tv philips 20pt326A/78 quadro reduzido By: paulorusso Date: 06 Junho 2009, 13:46
Aparelho: tv
Marca: philips
Modelo: 20pt326A/78
Defeito: quadro reduzido


amigos, socorro!
Esse aparelho tem as tensões de fonte normais e as tensões no secundário do fly back também. Tensão Hvcc do tda 8841 normal(8V),tensão no pino 43 do micro SAA55XX normal (3V3),circuito reset atuando. Só que está com o quadro reduzido(vertical do meio da tela para baixo fechado e horizontal fechado em cerca de 2cm de cada lado). Isso só aparece com o screen todo aberto.
O aparelho não desliga pelo controle.Não tem caracteres na tela.Quando desliga na chave geral por um breve instante a tela abre toda.
A única peça que troquei até agora foi o capacitor de largura e não mudou nada.
nem sei por onde começar  
me ajudem
obrigado


Obrigado a quem puder ajudar.
paulo janio dick

Re: tv philips 20pt326A/78 quadro reduzido By: marcosbr Date: 06 Junho 2009, 13:57
 Boa tarde.
Se você tem o esquema, facilita Pra dar uma dica.
Enquanto aguarda, trabalhe com todos os "sentidos" veja se aquece alguma coisa, trilha partida, etc.
Um abraço.
Re: tv philips 20pt326A/78 quadro reduzido By: Almeidaf Date: 06 Junho 2009, 14:23
eu olhariaas voltagens e  os componentes em volta desse ic ja que o mesmo faz h e v.
Re: tv philips 20pt326A/78 quadro reduzido By: RONAN Date: 06 Junho 2009, 15:26
Boa tarde a todos.

Veja Paulo, em cima da sua postagem, eu jogo as minhas "fichas" na área do micro, se tiver um soprador térmico, aponte nessa região, ou seja, pode ter algum capacitor SMD conduzindo (principalmente os que vão para o terra).

Até mesmo uma possivél regravação do eeprom.


OBS: MUITA ATENÇÃO NESSA DICA:

ISSO ACONTECE EM ALGUMAS PT'S:
** Tomar cuidado na hora de plugar o cabo do alto-falante na placa, pois existe um outro encaixe igualzinho com  mesma quantidade de pinos, isso já me ferrou várias vezes, e o defeito que causa é esse igual ao seu Paulo,......só que esse encaixe é um ponto de teste, e ele vai ao micro,......a tv liga, fica escura e as vezes aparece os carctéres bem pequenos,.......esse encaixe tem que ficar vazio,.........mais engana muito, pois o cabo do alto-falante entra com facilidade ali,..........TOMEM CUIDADO!!...Não causa dano algum, simplesmente você vai ficar procurando defeito e não vai encontrar.       

Re: tv philips 20pt326A/78 quadro reduzido By: paulorusso Date: 06 Junho 2009, 16:54
agradeço a atenção dos amigos
tenho suspeitas em relação ao tda 8844pelo seguinte:
pino 40 deveria ter 2V3 mas tem 4V(driver hrztl)
pinos 23/24 e 25 no esquema consta 3V7 mas está em 0V
pinos 19/20 e 21 consta 2V6 porém está com 0V6(saída RGB)
Os pinos correspondentes à saída vertical estão coerentes
As formas de onda tanto no vertical quanto no horizontal estão coerentes com o esquema.
Será que isso é suficiente para condenar esse CI?
Já caí nesse problema do plug do altofalante ronan, só que agora ele está desplugado
abraços
Re: tv philips 20pt326A/78 quadro reduzido By: marcosbr Date: 06 Junho 2009, 17:24
 Aterre o pino 1 da eeprom e descreva.
Re: tv philips 20pt326A/78 quadro reduzido By: marcosbr Date: 06 Junho 2009, 17:42
 Apenas para completar, algumas tensões que você descreveu, "se eu estiver errado me corrijam", só será normal com o TV em pleno funcionamento.
Re: tv philips 20pt326A/78 quadro reduzido By: paulorusso Date: 06 Junho 2009, 21:34
marcos, sei que o código de erros desse aparelho pode ser  detectado aterrando-se os pontos 0228 e 0224 mas nada acontece.
pelo menos em meu caso(pelas piscadas do led que poderiam identificar o provável bloco defeituoso)
como já falei... não desliga pelo controle  e não tem caracteres na tela
agradeço pela atenção
Re: tv philips 20pt326A/78 quadro reduzido By: paulo52 Date: 06 Junho 2009, 22:35
Como  o Ronan  citou  ,provavel  eeprom,  ja  passei  por  caso  semelhante.
Re: tv philips 20pt326A/78 quadro reduzido By: marcosbr Date: 07 Junho 2009, 00:07
 Quando falei falei para descrever o resultado, era exatamente por isso, são procedimentos pessoais  que 'eu' adotei e geralmente dá certo. se você quiser seguir, o próximo seria desligar a memoria. como estas PTs são problemáticas temos que eliminar qualquer duvida. ao desligar a memoria você elimina informações erradas no sistema. Isto simula um defeito diferente mas elimina duvidas. como você bem descreve, a tela abre normal quando você desliga na chave geral. isto ocorre por que é logico, são deligadas todas as proteções e informações.
No intuito de ajudar posso estar errado, mas as vezes fazemos uma tempestade num copo d`agua sem motivo.
  Tem gente que pensa diferente, mas a função da eeprom (memoria) é armazenar informações, por isto não resolve colocar uma virgem. O fato de desligar a mesma, não gera perda  de informação, pois senão você não poderia desligar a chave geral sem ter uma bateria. Já tive problemas em que ao apagar o bufer de erros foram solucionados. Sabemos que ela tem capacidade para armazenar até 5 erros.
Quanto ao defeito em si, pode ser o TDA como pode ser um defeito no RGB.
Uma ajuda a distancia é uma tentativa. Se você com o osciloscópio a frente da TV esta com problemas, imagine quem está a distancia.
Quanto a não desligar pelo controle, volto a dizer que você está se pegando em informações inúteis. Esta função será restabelecida assim que sanar o defeito.

Re: tv philips 20pt326A/78 quadro reduzido By: paulorusso Date: 07 Junho 2009, 00:26
amigos
esse aparelho agora é para mim um caso pessoal
vou fazer de tudo para descobrir o problema e vocês podem ter uma certeza : os primeiros a saberem da solução do problema serão vocês meus amigos do fórum
abraços e fico então com minha pt
a resposta virá com certeza!
Re: tv philips 20pt326A/78 quadro reduzido By: Claudio Carvalho Date: 07 Junho 2009, 07:57
Paulo.

Você pode e deve fazer duas coisas que já foram citadas aqui por todos.

Tentar reiniciar a eepron ou troca-la.  Veja, que nas GXs, a eepron era a caixa de pandora a ser aberta, e pelo visto, nas PTs esta sendo a mesma coisa.

Aguardamos noticias suas.


Cláudio
Re: tv philips 20pt326A/78 quadro reduzido By: RONAN Date: 07 Junho 2009, 09:10
Se não me falha a cuca, nem precisa aterrar esses pontos, tente entrar no modo de serviço com essa sequência usando o controle:

06 25 96 e aperte menu,.....se não dé certo, repita a mesma sequência de números, mas em vez de menu, aperte osd.

Logo em seguida, aparecerá a tabela de erros, e abaixo as opções que você desejar a serem corrigidas.

Se você não tiver o gravador, peça a um amigo para fazer, pois assim nem vai precisar entrar no modo de serviço, eu acredito que fazenfo isso, resolverás o seu problema.   

Páginas: 1