Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
TV CCE HPS 2991ST Luminosidade excessiva By: Elisson Aragão Date: 18 Maio 2009, 20:39
Aparelho: TV
Marca: CCE
Modelo: HPS 2991ST
Defeito: Luminosidade excessiva


Olá amigos,
A tv tá muito clara como se o brilho tivesse no máximo.
Já atuei no screem, refiz solda da placa do tubo e na linha de ABL mas o problema continua.
Conto com vcs.
Grato!


Obrigado a quem puder ajudar.
Elisson Aragão

Re: TV CCE HPS 2991ST Luminosidade excessiva By: marcosbr Date: 18 Maio 2009, 21:22
 Boa noite.
Se fechar totalmente o screem a tela apaga?
Se fechar totalmente o brilho e contraste apaga?
Aguardo.
Re: TV CCE HPS 2991ST Luminosidade excessiva By: Elisson Aragão Date: 18 Maio 2009, 21:55
Boa noite Marcos,
Se fechar o brilho e o contraste realmente a tela fica escura.
Se eu ajustar no menu "modo usuário" fica beleza. Mas quando desliga e religa pela chave master, volta no "modo Ajuste padrão"  com o contraste no máximo e é aí que se percebe um forte brilho na imagem pricipalmente em cenas claras.

Re: TV CCE HPS 2991ST Luminosidade excessiva By: marcosbr Date: 18 Maio 2009, 23:09
  veja no menu se tem aquela função, memorizar PP.
  No modo/serviço tem sub-brilho, se não memorizar, temos problema aí. Quanto a chave máster, voltar no modo padrão acho que é normal.
  Anote valores originais antes de mudar o M/S. se tiver os valores de fabrica melhor ainda.
Aguardo.
Re: TV CCE HPS 2991ST Luminosidade excessiva By: Elisson Aragão Date: 19 Maio 2009, 19:20
Oi, estou de volta
Não tenho o comando PP.
Meu camarada tentei por várias vezes aterrar o pino 78 de IC 101, mas não conseguir entrar no modo de serviço. Cheguei até a adaptar uma chave... segurei alguns momentos....alguns segundos....vários segundos e nada.
Tensões da placa do CRT: 200v ok, RGB +/- 3,2v e screem 220volts.
Analisei o capacitor dos 200v (22mfx250v) e troquei o de screem.
Se eu diminuir o screem totalmente a imagem não escurece por completos, fico com cores fortes e um pouco escuras (cena tipo de desenho).
As vezes da a sensação que o contraste não está atuando
Embora com um leve toque no screem houve uma discreta melhora.
Re: TV CCE HPS 2991ST Luminosidade excessiva By: marcosbr Date: 19 Maio 2009, 19:38
 Boa noite.
Quanto ao M/S da uma olhada como eu penei.

http://www.tectonny.com/forum/index.php/topic,9821.0.html

Quanto ao defeito, somente para analisar melhor, gostaria de saber se era este o defeito reclamado.
Aguardo.
Re: TV CCE HPS 2991ST Luminosidade excessiva By: Elisson Aragão Date: 19 Maio 2009, 20:21
O defeito é esse que descrevi.
No meu esquema só tenho a referencia sw 708 que está próximo a R722 de 4k7.
Este foi exatamente esse o procedimento que efetuei. Mesmo dando um ligeiro toque na chave que adaptei não funcionou... é uma pena....


Re: TV CCE HPS 2991ST Luminosidade excessiva By: jacunda Date: 19 Maio 2009, 20:29
Amigo, boa noite! vê se tem aí o resistor 423, 1K/1W, se tiver pode trocar é ele o culpado. Eu não tenho o esquema da hps 2991st, tenho o hps 2991 fsc, que acredito ser o mesmo.
Abraços,
Albino.
Re: TV CCE HPS 2991FSC Luminosidade excessiva By: Elisson Aragão Date: 19 Maio 2009, 21:33
Boa noite Jacunda,
Não é R423 (1kx1w), ele está ok, mesmo assim troquei mas continuou na mesma.
Valeu pela dica!
Re: TV CCE HPS 2991ST Luminosidade excessiva By: marcosbr Date: 19 Maio 2009, 21:52
 Boa noite.
Posso estar enganado, mas a meu ver você esta com y excessivo.
Vamos esperar uma outra ajuda em relação ao M/S para conferir os valores.
Re: TV CCE HPS 2991ST Luminosidade excessiva By: Elisson Aragão Date: 20 Maio 2009, 20:01
alguém,
por favor me ajude!!!!!!
Re: TV CCE HPS 2991ST Luminosidade excessiva By: jacunda Date: 20 Maio 2009, 21:33
Amigo, verefica aí: R 441/4K7, R 442/4K7, R 434/10K e capacitores: 421 e 430, vê se bate com teu esquema e me retorna.
Abraços,
Albino.
Re: TV CCE HPS 2991ST Luminosidade excessiva By: Elisson Aragão Date: 27 Maio 2009, 19:35
Olá a todos,
Finalmente conseguir entrar no modo de serviço desse aparelho.
A segredo é adaptar uma chave como disse o Marcos e dá um ligeiro toque. É batata!!!
Todos os valores estavam dentro do padrão. O que fiz foi ajustar o valor do contraste do ajuste padrão do aparelho em +/- 32(se não me engano é o correspondente ao n° 58 no M/S,detalhes, o valor correto é 63), já que a tv sempre liga nesse comando e com o contraste no máximo criando esse efeito de muito brilho.
Na minha visão crítica não foi o resultado que queria, mas o cliente ancioso para assistir o jogo entre VascoXCorintians pela copa do Brasil. Ficou contente pelo resultado obtido e levou a mesma.
Pois é, obrigado a todos!
Acho que não vale a pena dizer: "Resolvido"

Re: TV CCE HPS 2991ST Luminosidade excessiva By: marcosbr Date: 27 Maio 2009, 20:57
 Boa noite.
Acho que vale sim, o tópico está encerrado e o cliente ficou satisfeito. Quem olhar o tópico vai ver que você queria outra solução e não "engatilhou" o aparelho. (se o ajuste não fosse para usar, não seria ajuste, seria fixo)
Cliente satisfeito, dindim no bolso, como diz o RUSSUMANO:. Estando bom para ambas as partes...
Um abraço.
Páginas: 1