Regulador/Retificador de corrente para Moto

Iniciado por xtz, 08 Dez 2009, 12:35

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xtz

Ol´pessoal.
  Preciso da ajuda de vocês.
  Vou colocar XENON em minha moto, e o problema é o segunte:
- O gerador da moto é composto por duas bobinas em série, sendo o ponto comum entre elas, o terra. Uma das extremidades, é retificada e regulada para carga da bateria e a outra, regulada, porém continuando em CA e vai para o farol, funcionando como dinamo, onde ao acelerar a luz muda a intensidade.
   Como com o XENON, vou precisas de uma carga "constante"e de CC, ele será ligado direto da bateria, o que aumenará o consumo de carga.Daí, preciso fazer uma alteração onde ou a bobina do antigoi farol vá para a carga da bateria também, ou rebobinar o estator e usar um circuito que retifique, regule e desarme a carga completa da bateria.
     Alguém tem um circuito de um bom regulador retificado para esta aplicação?
   Obrigado as postagens. :police:

xtz

Resistencia da bobina de carga:0,82R
Resistencia da bobina de farol:  0,63R
Por favor ajude. Aquí segue diagrama elétrico da moto.

Paulão

Vamos partir do principio, o farol comum consome uma certa potencia, acredito uns 50w no maximo, se o que vc quer colocar tambem for nessa faixa vc não vai ter problema, quanto ao consumo, agora a retificação é outra historia vc precisaria de um retificador, filtro e regulador para não queimar o conjunto que voce vai colocar, aconselho vc ver primeiro alguma moto que ja tenha o conjunto instalado pra ver como foi feito, ou então um manual de instalação deste farol ajude a resolver este problema.
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lourival

vc nao precisa mudar nada exceto a ligaçao da linha do farol mudando da linha yr para alinha r e tambem  a sua bateria por uma com maior aperes horas,porque a sua xenon vai presizar ,a a xenon
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xtz

Citação de: Paulão online 08 Dez 2009, 19:02
Vamos partir do principio, o farol comum consome uma certa potencia, acredito uns 50w no maximo, se o que vc quer colocar tambem for nessa faixa vc não vai ter problema, quanto ao consumo, agora a retificação é outra historia vc precisaria de um retificador, filtro e regulador para não queimar o conjunto que voce vai colocar, aconselho vc ver primeiro alguma moto que ja tenha o conjunto instalado pra ver como foi feito, ou então um manual de instalação deste farol ajude a resolver este problema.
OK.
A lampada do farol de minha moto é de 35w/35w. E o Xenon que comprei como é específico para motocicletas, tambem 35w/35w. Porém, ao ligar, durante os primeiros 4 segundos, existe um consumo de 10Ah, caindo para 2,5Ah depois desse período.
  Minha bateria é de 7Ah, e o grupo gerador que a recarrega, supre uma carga suficiente para uso de pequeno consumo como das setas, do CDI e buzina, não de um consumo constante da hordem de 35w. Para isso é necessário aumentar a potencia da recarga. Creio que só com a bobina de luz, não seja suficiente pois em marcha lenta, a mesma não gera carga superior a 8v.
  Daí creio que eu precise ou retificar a bobina do farol para recarga da bateria e usar o Xenon com cautela ligando-o só com a moto em movimento ou o que acho mais aconselhavel, rebobinar o stator para maior voltagem e amperagem, para que mesmo em marcha lenta este gere ao menos uns 15v e o retificador/regulador o reduza para os 13,8. Assim, o suprimento de carga será constante.
  Na teoria, ao menos, é o que eu acho. Deem suas opiniões. Concordam comigo?
  Para usar um nono enrolamento no estator, vou precisar de um regulador de tenção. Alguém me sugere um?
  Obrigado amigos.

lourival

o regulador nao vai aguntar,coloque um de moto que o farol seja ligado na bateria,mas troque tambem a m,esma,nao preciza mexer no estator e nem na bobina pois e o regulador que regula a carga que vai para a bateria
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Paulão

Olhe Xtz, o seu pensamento esta errado, a bobina do farol gera o suficiente para um farol comum, não desvie a carga dela para a bateria que fecha curto no chicote, e outra não há como aumentar a recarga sem refazer a bobina, por isso falei pra vc ver outra moto que ja tenha o conjunto montado e entender como ele funciona, ou ele é ligado direto na bateria, o que eu acho mais provavel, ou a bateria tem que ser trocada para uma do tipo de gel talvez que aguenta um pico de partida maior, na bobina do farol com certeza não é pois não aguentaria o start do farol, ok.
coloca ai o resultado se conseguir, boa sorte.
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ANTESAT-PLASMAX

POIS É ...o amigo paulão esta serto..pode até queimar o ypvs de sua moto..ai o preju fica alto ....pra isso ja se encontra nas lojas de manutençao em motosicletas e aseçorios um sircuito ja montado para esta finalidade..asender esta lampada de xenonio ok?...
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jacunda

Amigo, 1º vc. não dis que marca a sua moto. 2º não tem como vc. rebobinar o estator para maior voltagem e maior amperagem, explico porque: Para vc. almentar a voltagem terás que almentar o numero de espiras (VOLTAS). Para almentar a amperagem, terás que colocar um fio mais grosso. conclusão: a bobina vai ficar muito grande e não vai caber no estator, então não tem logica seu pensamento. Se vc. colocar a marca e o modelo da moto, acredito que teremos mais possibilidades de te ajudar.
Albino.

xtz

Citação de: jacunda online 09 Dez 2009, 22:29
Amigo, 1º vc. não dis que marca a sua moto. 2º não tem como vc. rebobinar o estator para maior voltagem e maior amperagem, explico porque: Para vc. almentar a voltagem terás que almentar o numero de espiras (VOLTAS). Para almentar a amperagem, terás que colocar um fio mais grosso. conclusão: a bobina vai ficar muito grande e não vai caber no estator, então não tem logica seu pensamento. Se vc. colocar a marca e o modelo da moto, acredito que teremos mais possibilidades de te ajudar.
Albino.
Minha moto é uma XTZ 125 Yamaha ano 2004.
  Amigão, é o seguinte: Levando em conta que o novo conjunto bobinário ocupará o lugar da atual bobina de farol e de carga, e levando em consideração o espaço atual que as tais bobinas ocupam no stator, afiro que sim, é possível colocar um fio mais grosso e em maior quantidade de espiras em uma única bobina, na verdade creio que o número de espiras será o mesmo da soma das espiras das duas atuais bobinas.
  Agradeço aos amigos a postagem de circuitos retificadores/reguladores que possam ser usados nesse esquema.

xtz

Citação de: ANTESAT online 09 Dez 2009, 21:10
POIS É ...o amigo paulão esta serto..pode até queimar o ypvs de sua moto..ai o preju fica alto ....pra isso ja se encontra nas lojas de manutençao em motosicletas e aseçorios um sircuito ja montado para esta finalidade..asender esta lampada de xenonio ok?...
Valeu amigo. Só uma pequena ressalva: Creio que vc quis se referir ao CDI quando escreveu YPVS, Pois as unicas motos nacionais dotadas  desse sistema, foram a RD350 E DT200. E minha moto é uma XTZ 125.
  Obrigado pelo post

xtz

Citação de: Paulão online 09 Dez 2009, 13:46
Olhe Xtz, o seu pensamento esta errado, a bobina do farol gera o suficiente para um farol comum, não desvie a carga dela para a bateria que fecha curto no chicote, e outra não há como aumentar a recarga sem refazer a bobina, por isso falei pra vc ver outra moto que ja tenha o conjunto montado e entender como ele funciona, ou ele é ligado direto na bateria, o que eu acho mais provavel, ou a bateria tem que ser trocada para uma do tipo de gel talvez que aguenta um pico de partida maior, na bobina do farol com certeza não é pois não aguentaria o start do farol, ok.
coloca ai o resultado se conseguir, boa sorte.
Valeu meu grande. Mias a carrga da bobina do farol seria desviada por meio de um Diodo que a polarizaria e um capacitor para filtro antes de chegar a bateria, o que não implicaria em curto no sistema.Mais em fim, sei que esse não é o método mais viável, tão pouco o mais confiável. Quanto a bateria de gel, vc está certissimo, porem ainda assim, preciso de um grupo gerador que a consiga manter carregada.
  E pode contar com a postagem dos resultados assim que eu efetuar a instalação, valeu?
   Forte abraço.

xtz

Citação de: lourival online 08 Dez 2009, 23:50
o regulador nao vai aguntar,coloque um de moto que o farol seja ligado na bateria,mas troque tambem a m,esma,nao preciza mexer no estator e nem na bobina pois e o regulador que regula a carga que vai para a bateria
OK.
O problema é que os reguladores que trabalham em motos ondeo farol é direto da bateria, tem configuração de circuito diferente do meu, que é aterrado no chassí e o delas não. Portanto, sem mexer no stator, acho difícil.
Obrigado.

xtz

PESSOAL, O QUE VOCÊS ACHAM SESSE CIRCUITO RETIFICADOR E REGULADOR?
  Que SCR me recomendam usar?
  Grato a todos.

benchaia

fala colega. o nosso amigo quando falaque voce tem que instalar  e observa o funcionamento esta correto porque o que eu conheço de funcionamneto automotivo, se a moto não esta ligada lampada fonciona porem quem alimenta e a bateria  se a moto esta ligada que alimenta e  moto(dinamo ou gerador) que voce fala o dinamo vai alimentar de qualquer forma as lampadas porque eles tem corrente suficiente para manter  a bateria e carrega-la dessa forma  se voce aumentar a carga de consumo deve funcionar agora a quentao da bateria diz quanto a quantidade de horas que ela vai manter as lampadas funcionando neste caso substituir a bateria por uma de A(h) amperes hora maior resolve ai voce pode deixar ligado se for caso sem ligar o motor :-*
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lourival

vc nao precisa mudar nada exceto a ligaçao da linha do farol mudando da linha yr para alinha r e tambem  a sua bateria por uma com maior aperes horas,porque a sua xenon vai presizar , o regulador serve e pra isso mesmo guando a bateria precisa de mais carga ele manda mais carga ,quando ela precisa menos carga ele manda menos carga,por issso que seu nome chama regulador,entao troque a bateria por mais amperes +-12ah,se possivel de gel
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xtz

Citação de: benchaia online 10 Dez 2009, 09:38
fala colega. o nosso amigo quando falaque voce tem que instalar  e observa o funcionamento esta correto porque o que eu conheço de funcionamneto automotivo, se a moto não esta ligada lampada fonciona porem quem alimenta e a bateria  se a moto esta ligada que alimenta e  moto(dinamo ou gerador) que voce fala o dinamo vai alimentar de qualquer forma as lampadas porque eles tem corrente suficiente para manter  a bateria e carrega-la dessa forma  se voce aumentar a carga de consumo deve funcionar agora a quentao da bateria diz quanto a quantidade de horas que ela vai manter as lampadas funcionando neste caso substituir a bateria por uma de A(h) amperes hora maior resolve ai voce pode deixar ligado se for caso sem ligar o motor :-*
Obrigado pelo post.
  Amigo, é o seguinte:
Maior bateria, vai durar mais tempo sim, mais se não houver um carregador suficiente para repor a carga consumida, não adianta, depois de algum tempo ela descarrega igualzinho.
  Obrigado
 

xtz

Citação de: lourival online 10 Dez 2009, 10:18
vc nao precisa mudar nada exceto a ligaçao da linha do farol mudando da linha yr para alinha r e tambem  a sua bateria por uma com maior aperes horas,porque a sua xenon vai presizar , o regulador serve e pra isso mesmo guando a bateria precisa de mais carga ele manda mais carga ,quando ela precisa menos carga ele manda menos carga,por issso que seu nome chama regulador,entao troque a bateria por mais amperes +-12ah,se possivel de gel
Farei isso:
Colocarei dois diodos retificadores A6A em paraledo para retificar a bobina do farol e a desviarei para o + a bateria.
Colocarei bateria maior Ah. Creio que seja suficiente.
  O que acha?

xtz

Galera,
Conto com vocês.
  Postem aí seus circuitos
  Obrigado a todos!!!
    João Paulo

lourival

so diodo nao resolve vai queimalos,ou entrar em curto,vc tem que colocar um resistor de carga,mas eu ja disse e bobagem ,lhe vou explicar melhor,veja no esquema, de qual bobina que vai ligado o regulador,nao a do farol,entao e o que eu disse o regulador fara o resto,no regulador vai o fio da bobina de carga e do farol,porque sera,para que quando a bateria estiver sem carga por motivo de a moto ter ficado muito tempo parada ai e que entra a bobina do farol em funcionamento,pois a bobina de carga nao cnsegue elevar a carga da bateria fraca entendeste por isso que chama ele de regulador  coloque outra bateria sem culpa,pois o regulador fara o seu serviço blz
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